Sheron Menezzes foi mais uma famosa a sofrer ataques racistas na internet. A atriz, que curte férias na Europa com o noivo, foi alvo de comentários preconceituosos em suas redes sociais neste domingo (6), mas não se calou. Assim como Taís Araújo, Maria Júlia Coutinho (a Maju) e Cris Vianna, que passaram por situação semelhante recentemente, Sheron postou um desabafo na internet e prometeu processar os agressores, que fizeram montagens de fotos suas com macacos, além de escrever comentários como "picolé de pichi (sic)", "munição de churrasqueira", "nega do cabelo ruim" e "luto eterno". "Desprezíveis Racistas. Não adianta entrar na minha página e escrever absurdos, xingamentos e agressões, pois vão ter que engolir a mim e a tantas outras pessoas negras em nosso país!", começou Sheron em texto postado em suas páginas do Facebook e Instagram.
"Já esperava por isso depois do que fizeram com minhas amigas e colegas, então quero lhes dizer que saiam da frente com sua inveja, pois estamos passando com o nosso cabelo maravilhoso, com a nossa linda cor, nossa beleza, nossa educação e nossa inteligência. Não adianta colocar uma máscara de macaco no meu rosto ou tentar me ofender porque isto não me atinge! Fui treinada desde criança, e sei o meu valor! Mas atinge milhões de pessoas no Brasil que sofrem essa discriminação todos os dias! E é por elas que resolvi me manifestar. Tomarei as providências cabíveis. Acho melhor tirarem as suas máscaras e se revelarem publicamente, pois se não o fizerem a Polícia Federal o fará. Um a um vocês vão atacando e um a um vocês vão sendo identificados. Racismo e intolerância mataram e continuam matando milhares de pessoas, e quem pratica esse crime deve ir para o seu lugar, a cadeia", finalizou a artista, que já admitiu que foi vítima de preconceito quando criança.
Em julho, a jornalista Maju sofreu uma onda de ataques racistas e logo recebeu apoio do âncora do "Jornal Nacional" e seu colega de trabalho, William Bonner, além de toda a equipe do jornalístico da TV Globo e de famosos, que repudiaram as agressões verbais dirigidas à então garota do tempo. No início de novembro, foi a vez de Taís Araújo ser atacada. "Absolutamente tudo está registrado e será enviado à Polícia Federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários", garantiu a mulher de Lázaro Ramos. Recentemente, Cris Vianna sofreu ataques semelhantes e também prometeu buscar seus direitos na Justiça.
(Por Caroline Moliari)