Ele ainda não era conhecido do grande público, mas sua estreia na TV não podia ter sido melhor. Thalles Cabral, ator de 19 anos que interpreta o adolescente Jonathan Khoury, filho do vilão Félix, vivido por Mateus Solano, e de Edith, papel de Bárbara Paz, em "Amor à Vida" é a aposta do diretor de núcleo Wolf Maya na novela de Walcyr Carrasco. Ao lado de atores já experientes e veteranos, como Antonio Fagundes e Susana Vieira, o rapaz admite em entrevista ao Purepeople que a ficha demorou para cair.
"É uma honra fazer a minha primeira novela no horário nobre e poder contracenar com Antônio Fagundes e Mateus Solano. Eu já era fã do Mateus desde a novela 'Viver a Vida', em que ele fez os gêmeos Jorge e Miguel", conta o ator. "E trabalhar ao lado de Fagundes é tão importante para mim quanto para meus pais. Minha família fica nervosa quando me vê em cena com ele", admite, achando graça. Com tamanha responsabilidade, Thalles não se desliga do trabalho nem nos momentos de folga. Em casa, ele assiste às suas cenas na novela para perceber algumas falhas e melhorar na próxima gravação. "Eu me assisto em cena e fico me analisando. Sou muito autocrítico", diz.
A chance de estrear no horário nobre da Globo não surgiu por acaso. Esse gaúcho de pele clara e cabelos bem escuros começou na vida artística bem cedo. Aos 7 anos, ele pediu para sua mãe matriculá-lo em uma escola de teatro em Curitiba, onde vivia com seus pais, e desde então não abandonou mais os palcos. Ao se mudar para São Paulo com a família, em 2009, matriculou-se na Escola de Atores Wolf Maya e se formou no ano passado. Mas isso não foi o suficiente para garantir o passaporte para um papel na novela das nove. "Fiz um teste com mais de 40 atores para esse personagem", explica ele, animado com a nova rotina na TV. "É tudo muito diferente do teatro, nada se compara ao ritmo de gravações, é outra rotina!".
Na novela, o convívio de Jonathan com o Félix é bastante conturbado. O jovem está sempre procurando chamar a atenção do pai. Mas na vida real, o ator afirma que sua relação com o pai é bem diferente: "Meus pais sempre me apoiaram em tudo e sempre fui um menino muito responsável. Nunca dei trabalho a eles", garante. "Mas acho que um bom diálogo seria a solução para eles", opina o ator, destacando apenas uma coisa em comum com o personagem: "A playlist! Sempre ouço música antes de entrar em cena para relaxar".
Para quem ainda não sabe ou não se arriscou em acessar o site oficial ou a página do Facebook de Thalles, uma surpresa: o rapaz é cantor e é possível conferir um clipe no estilo voz e violão produzido por ele, onde aparece cantando um mashup de "Superman" (Five For Fighting) e Creep (Radiohead). No ano passado, ele decidiu gravar suas músicas em estúdio e pretende lançar um EP com o nome "That' What We Were Made For", com sete faixas, até o segundo semestre. "A ideia surgiu com o sucesso do meu vídeo na internet. Depois da novela eu quero fazer um show para divulgar esse trabalho".
E não é só. No ano passado, Thalles começou a cursar a faculdade de Cinema na FAAP, em São Paulo, e depois de um período, pediu transferência para a Academia Internacional de Cinema. Por conta das gravações, ator optou por dar uma pausa nos estudos, até porque o tempo está comprometido, já que ele fica na ponte aérea entre Rio, onde são realizadas as gravações, no Projac, e em São Paulo, onde mora com a família. "Como é o meu primeiro trabalho na televisão, não quero que nada dê errado. Preferi trancar a faculdade para poder me dedicar por inteiro aos dois". Após a novela, o gaúcho voltará para as salas de aula para receber o diploma de cineasta.
(Por Roberta Mainczyk)