Há diversas opções de protetor solar no mercado, por isso está na hora de descobrir a ideal para você! O Purepeople fez uma lista com os tipos de filtro solar disponíveis para corpo e rosto. Após a aquisição, não esqueça de espalhar 15 minutos antes da exposição aos raios, reaplicar no mínimo 2 vezes ao dia e passar nas orelhas, lábios e pés. Não sabe a quantidade? O truque é 1 colher de chá para face e pescoço, 1 colher de chá para cada membro e 2 colheres de chá em cada perna. Confira os detalhes!
Protetor solar não é tudo igual! Isso porque, dependendo do produto, ele pode ser químico ou físico e age diferente na hora de proteger a pele. Você sabe qual é o protetor solar ideal para você? Veja a diferença entre os dois:
1 - Protetor solar químico: este filtro cria uma camada de proteção que absorve a radiação solar, impedindo a penetração na pele. Ele atua tanto nos raios UVA quanto os UVB.
2 - Protetor solar físico: o produto contém minerais que não são absorvidos, sendo ideal para pessoas com alergias ou grávidas. Em contato com o filtro, os raios solares batem na pele e refletem, prevenindo do fotoenvelhecimento.
Além de ser físico ou químico, o protetor solar também possui diferenças na textura, cor a até mesmo na forma de aplicação. Confira os diferentes tipos de filtro solar para fazer a escolha certa para o seu tipo de pele!
1 - Protetor solar fluido/líquido/gel: nova tendência no universo de beleza, este filtro promete desaparecer na pele pela textura aquosa. Apesar de não prometer segurar a oleosidade, é feito a base de água e evita o aumento da produção de óleo no rosto, sendo mais sequinho.
2 - Protetor solar pastoso/cremoso: a textura aparece em produtos para o corpo e rosto. Por ser branco, o produto pode ser mais difícil de desaparecer, sendo preferível usar n o shape.
3 - Protetor solar com cor/tonalizante: base e protetor? Temos! Além de proteger a pele, o produto pode ser usado como um item da maquiagem, uniformizando a face. Lembre-se que não há o compromisso com uma textura mate ou uma alta cobertura, ok? Também há algumas opções para o corpo, mas tome cuidado para não sujar a roupa!
4 - Protetor solar spray: fácil de espalhar, é preferível usar este produto no corpo pela textura oleosa. O spray também é o ideal quanto o assunto é filtro no cabelo, com vários itens próprios para os fios. Fique de olho que essa versão exige que a pessoa aplique novamente mais vezes.
5 - Protetor solar em pó: é o produto ideal para retocar o filtro ao longo do dia. Geralmente com cor, o item ajuda a manter a proteção sem danificar a maquiagem e ainda matifica o rosto.
6 - Protetor solar em bastão: ótimo para ser usado no rosto e, geralmente, contém cor funcionando. Alguns produtos são usados, especialmente, nos lábios, sendo o ideal para a região.
O protetor solar, como o próprio nome já sugere, forma uma camada protetora para evitar queimaduras e manchas provocadas pelo sol. Mas os benefícios não param por aí! O filtro solar também funciona como tratamento. Saiba mais!
1 - Protetor solar hidratante: preserva a oleosidade natural e confere um ar glow! Ótimo para ser aplicado no corpo, pode ser usado no rosto para pessoas com pele seca.
2 - Protetor solar oil-free: tem pele mista, acneica ou oleosa? Procure filtros sem óleo na composição para evitar o aumento da produção. Opte por itens mais sequinhos, com efeito mate e minimizador de poros também!
3 - Protetor solar anti-idade/antirrugas: invista em fórmulas antioxidantes, com vitamina C, por exemplo, que ajuda a prevenir o envelhecimento celular. Pode ser encontrado tanto para o rosto quanto para o corpo.
4 - Protetor solar antipoluição: aposte em fórmulas filtros antipoluição para o rosto para minimizar o acumulo de impurezas, o entupimento dos poros e, por consequência, o envelhecimento.
5 - Protetor solar clareador: os raios solares podem causar manchas na pele. Que tal investir em um filtro de rosto com clareador?
Na verdade, não existe uma regra. Os valores de FPS varia entre 15 até 50+. A dica, na hora de escolher o seu protetor solar, é investir sempre o mais alto para prevenir o envelhecimento precoce. Porém, tenha sempre em mente que, caso a sua pele seja branca, tenha histórico de câncer, exposição contínua ao sol ou tendência para melasma e rosácea, o cuidado é redobrado. A melanina da pele negra cria uma camada de proteção maior.
(Por Ana Clara Xavier)