Treinar em casa permite uma maior flexibilidade nos horários, mas isso não pode se tornar uma desculpa para furar a rotina fitness. O Purepeople listou algumas dicas para criar um cronograma de exercícios e manter o estímulo. Afinal, lembre-se que deixar o corpo em movimento significa fortalecer o sistema imunológico e potencializar a saúde. Inspire-se!
Caso esteja com dificuldade em manter a disciplina, uma dica é se comprometer com um amigo. Convide uma pessoa que queria se exercitar também para malhar alguns dias na semana com você, por chamada de vídeo mesmo. Só o fato de ligar a câmera e ter o apoio de outra pessoa garante um gás extra. Além de ser divertido, se torna um compromisso.
Alguns profissionais de educação física e famosos produzem conteúdos específicos para as mídias sociais. E isso inclui transmissões de vídeo diárias com treinos rápidos e fáceis como é o caso do personal trainer de Bruna Marquezine e Angélica, Chico Salgado, e o personal de Fernanda Souza, Bruno d'Orleans. Como existe um horário específico para começar a live, o truque é reservar aquele tempo do seu dia para acompanhar ao vivo.
Não pode ir à academia e não tem aparelhos em casa para fazer exercícios? Não tem problema! Você precisa apenas do seu corpo e da sua determinação para manter uma rotina fitness. O celular disponibiliza vários aplicativos com opções variadas de treino para montar a sua série em casa como o Freeletics, Nike Training Club e Workout Trainer. Basta encontrar o ideal para as suas necessidades e se jogar!
Se você não tem o acompanhamento de um profissional em casa, não exagere na rotina fitness. O importante é focar em exercícios que já está acostumado, para não forçar demais o corpo e gerar alguma lesão. Concentre-se em movimentos mais simples e nos quais você já domina a técnica.
Tem uma rotina fitness bem planejada é importante. Além de reservar horários do seu dia para se dedicar ao corpo, tenha em mente qual tipo de exercício você irá fazer. Lembre-se que, de acordo com os órgãos de saúde, o ideal é separar 3 dias para estimular o sistema cardiopulmonar e 2 para fortalecer os músculos. Fique sempre atenta ao seu corpo e mude frequência e intensidade se necessário para não sobrecarregar o organismo.
Se você faz home office já sabe da importância de separar um espaço em casa para focar no trabalho. Com o exercício não é diferente. Escolha um local confortável para se exercitar. Vale a pena investir em um tapete fitness ou use uma toalha bem grossa para abdominais e movimentos no chão.
(Por Ana Clara Xavier)