A Família Real parece atenta aos boatos de que o Rei Charles III, que trata um câncer desde fevereiro, está com o estado de saúde bastante delicado. Horas depois de circular a informação de que o velório do britânico já está sendo preparado, o Instagram oficial da monarquia divulgou que o Soberano vai retornar aos trabalhos na próxima semana, numa nítida intenção de afastar os boatos.
"Sua Majestade, o Rei, em breve retornará às atividades públicas após um período de tratamento e recuperação depois do recente diagnóstico de câncer", inicia o comunicado.
Nesta terça-feira (30), Charles e a rainha Camilla farão uma visita a um centro de tratamento de câncer para conversar com pacientes e especialistas. Além disso, os dois também se encontrarão com o imperador e a imperatriz do Japão. Mais compromissos devem ser anunciados em breve.
Também deve haver comemorações ao 1 ano da coroação de Charles, celebrado em 6 de maio. "À medida que o primeiro aniversário da coroação se aproxima, Suas Majestades permanecem profundamente gratas pela gentileza e bons votos que receberam de todo o mundo ao longo das alegrias e desafios do último ano", informa a nota.
Os rumores foram levantados pelo tabloide americano The Daily Beast, fundado por Tina Brown, uma respeitada autora sobre a Família Real, que tem diversos livros publicados sobre a monarquia britânica. Entre eles, "Os arquivos do palácio: Por dentro da Casa Windsor".
A publicação afirma que o estado de saúde de Charles piorou e é considerado preocupante. "É claro que ele está determinado a vencer a doença e eles estão apostando tudo nisso. Todos continuam otimistas, mas ele está realmente muito mal, mais do que estão deixando transparecer", declarou uma fonte.
Por isso, o entorno do monarca tem atualizado o cronograma de seu funeral. "Não é uma coisa emocional, é um trabalho levado muito a sério e é absolutamente compreensível que ninguém planeja ser pego de surpresa", diz o insider. Vale lembrar que as cerimônias em torno da despedida de um Soberano duram dias e mobilizam todo o Reino Unido. A despedida à Rainha Elizabeth II, em 2022, durou 10 dias.