Para quem vê Fausto em 'A Infância de Romeu e Julieta ', no SBT, não imagina que seu intérprete, André Mattos, já foi considerado um homem obeso.
Em 2005, após o sucesso da novela 'Senhora do Destino', no qual interpretava Madruga, o bicheiro comparsa de Giovanni Improtta (José Wilker ), o artista migrou para a Record TV onde fez tramas como 'Prova de Amor' (2005), 'Alta Estação' (2006), 'Caminhos do Coração' (2007) e no spin-off desta última, 'Os Mutantes' (2008).
Hoje, com 63 anos, o artista lembra que, naquele momento, resolveu mudar sua vida porque não se sentia bem com a balança. A partir de uma alta rotina de exercícios e reeducação alimentar, André Mattos eliminou 53 kg, fisionomia mais magra que já pode ser percebida no trabalho seguinte: a minissérie Plano Alto, em 2014. "Minha alimentação atual é baseada em verduras, legumes, frutas e quase nenhuma carne de origem animal. Uma vez por semana me permito comer o que quiser!", disse ele.
Na época, vários artistas protestavam por realizar procedimentos cirúrgicos para reduzir peso. André Marques , por exemplo, perdeu 60 kg após uma cirurgia bariátrica e Leandro Hassum , por uma redução de estômago. Para André, nenhum dos dois procedimentos foram opções viáveis.
"Não fiz cirurgia bariátrica, embora reconheça que para algumas pessoas o resultado é positivo. Sempre tive um biotipo grande, mas me dediquei à prática de esportes", completou ele para o Jornal O Globo.
Antes da novela infantil do SBT, André Mattos pode ser visto recentemente nas séries 'Além da Ilha' (2018, Multishow), 'Impuros' (2019, Fox Premium), 'Homens?' (2020, Comedy Central), 'Dom' (2021, Prime Vídeo) e 'Tô de Graça' (temporada 2021, Multishow).
No entanto, um dos papeis mais conhecidos do veterano é o deputado Fortunato, que também apresentava um programa policial na TV no filme 'Tropa de Elite 2'.