A caspa é uma doença de pele que afeta o couro cabeludo. E sabe por que ela se intensifica no inverno? Por conta de hábitos que são comuns na estação mais fria, como tomar banhos quentes, por exemplo. Mas não é só isso! Saiba mais sobre o que é a caspa, quais são os principais fatores e o que fazer para cuidar dos cabelos corretamente, com as dicas da dermatologista Fernanda Nichelle.
O tempo esfriou e você começou a sentir a cabeça, com pontinhos brancos espalhados pelo cabelo e pelas roupas? Você pode estar com caspa! "Caspa é uma doença de pele que comumente afeta o couro cabeludo, geralmente com coceira e descamação", explica a dermatologista Fernanda Nichelle. Ela também conta que o estresse é um dos fatores que predispõem a caspa, mas que outros hábitos podem influenciar. "A falta de higiene do couro cabeludo, banhos quentes e o aumento da proliferação fúngica".
Justamente por conta das temperaturas mais frias, é comum trocarmos a água gelada do chuveiro por um banho quentinho. O problema é que a água quente estimula o surgimento da caspa e pode piorar o quadro de quem já tem tendência à descamação. E não é só isso: a diminuição da lavagem dos fios aumenta o oleosidade no couro cabeludo que, por sua vez, causa a caspa. A dica é diminuir o intervalo entre uma lavagem e outra, além de evitar os banhos muito quentes, evitar o estresse e usar shampoos indicados com ativos antifúngicos.
Em alguns casos, a caspa pode evoluir para um dermatite seborreica, provocada pela descamação do couro cabeludo. "A dermatite seborreica é uma forma da condição, na qual se verifica também inflamação da pele", alerta a dermatologista. Por isso, se a sua caspa for mais do que uma mudança de estação, a melhor pedida é procurar um especialista, para usar produtos específicos para combater o problema. "Quando necessário, fazemos uso de medicações específicas e sistêmicas via oral", finaliza Fernanda.
(Marina Couto)