Após a condenação de Robinho e do amigo Ricardo Falco, o advogado da vítima do jogador quer reabrir o processo. Desta vez, Jacopo Gnocchi quer que os outros quatro homens que estavam com a dupla e participaram do crime sejam devidamente punidos.
Robinho e Ricardo foram condenados a nove anos de prisão por violência sexual. Além disso, há um pedido de extradição internacional para Robinho. Os nomes dos quatro outros homens envolvidos não foram divulgados. Eles não foram encontrados pois, durante as investigações, haviam saído da Itália. Por isso, o juiz responsável separou os casos.
"Vamos solicitar às autoridades italianas que os encontrem e notifiquem e esperamos, assim, prosseguir com o processo. Eles têm a presunção da inocência assegurada, será a Justiça a determinar se esses senhores, que estavam juntos com os dois condenados em via definitiva, são culpados ou não", disse o advogado ao "UOL".
Além dos nove anos de prisão, Robinho também deverá pagar uma indenização de 60 mil euros (o equivalente a R$ 372 mil).
De acordo com a Constituição brasileira, um cidadão não pode ser extraditado para a Itália. Porém, a Lei de Migração prevê a transferência de execução de pena para o país do acusado. Com isso, as autoridades italianas precisam solicitar ao Superior Tribunal de Justiça que Robinho cumpra a pena no Brasil.
"A esta altura do campeonato, as autoridades italianas precisam tomar providências e pedir às autoridades brasileiras auxílio, o que é previsto no acordo de cooperação internacional entre os dois países", declarou o advogado da vítima.
Robinho mudou sua rotina após ser condenado definitivamente por violência sexual na Itália em janeiro deste ano. Sem poder sair do país, o amigo de Neymar passa a maior parte do seu tempo em Jardim Acapulco, no Guarujá.
O atleta também não fez nenhuma atualização em suas redes sociais desde a determinação da Justiça italiana, além de ter desabilitado a função de comentários em suas fotos.
Segundo fontes do UOL Esporte, Robinho recusou a sondagem de clubes pequenos. O atacante vivia a expectativa de voltar ao Santos, seu clube do coração. Para manter a forma física, o jogador treina em uma academia em sua casa.