Na novela "Pantanal", Maria Bruaca (Isabel Teixeira) não vai aceitar a decisão do marido, Tenório (Murilo Benício), de levar sua segunda mulher, Zuleica (Aline Borges), parar morar na fazenda com os seus três filhos. O vilão decide por isso após descobrir que a mãe de Guta (Julia Dalavia) tem um caso com Alcides (Juliano Cazarré), a quem vai prometer castrar.
Em cenas que vão ao ar ainda nesta semana, Maria Bruaca promete matar a rival, detalha o colunista André Romano, do "Observatório da TV". "Uma vida intêra largada na mão dele e, agora, ele diz que vai trazê a ôtra pra cá!", reprova a dona de casa, na novela das nove, na qual Maria Marruá (Juliana Paes) vai "morrer pela segunda vez".
"Ocê também é muito burra, Bruaca, de nunca tê desconfiado de nada... Minha Nossa Sinhora, como ocê é ignorante! Deus me perdoe por isso... Mais se o Tenório tivé coragê de me aparecê aqui c'o a ôtra... Ele vai ficá viuvo do lado de lá!", afirma com todas as letras ao segurar um revólver.
O mordomo fiel de Mariana (Selma Egrei) vai voltar à fazenda e caso seja mantido o roteiro original, de 1990, acaba envolvido na morte de Tenório. Tudo tem início após o fazendeiro supostamente cumprir sua ameaça e decepar o órgão genital de Alcides.
Em seguida, Alcides chama Zaquieu (Silvero Pereira) para um plano contra o vilão. O peão surpreende o rival com uma lança, porém o pai de Guta percebe a presença do mordomo e atira em sua direção, o atingindo. Nesse mesmo momento, Zaquieu também atira e, ao ser atingido, desmaia.
Já Alcides se aproveita e mata o pai de Guta e mantém a versão do amigo: foi ele, Zaquieu, quem deu fim ao vilão.