Que o Carnaval de 2022 em São Paulo não vai mais acontecer em fevereiro todo mundo já sabe, mas agora a dúvida gira em torno das datas dos desfiles das escolas de samba. A expectativa é que a folia no Sambódromo do Anhembi aconteça junto com a apresentação na Marquês de Sapucaí, no Rio, onde as escolas cariocas desfilam. O adiamento foi bem visto pelas organizações, que temiam a problemática da variante ômicron na festa.
Nos dias 16 de abril, sábado, e 21 de abril, quinta-feira, acontecem os desfiles das escolas do grupo de Acesso II e Acesso I, respectivamente. Vale lembrar que ambos os grupos vão desfilar no Sambódromo para facilitar o controle do público, embora tivessem o hábito de manter as apresentações nas ruas da cidade.
Já o Grupo Especial, que precisa de duas datas, ficou para 22 e 23 de abril, mesmos dias em que estão previstos os desfiles do Rio. As transmissões, que tradicionalmente acontecem na TV Globo, serão locais em ambas as cidades. Já o desfile das campeãs acontece no dia 30 de abril, um sábado. Veja a ordem das escolas no fim da matéria.
A Liga-SP, que chegou a lutar para que o cancelamento não acontecesse, propôs soluções que devem ser mantidas mesmo em abril, mês em que estão previstos os desfiles. É esperado que os componentes das escolas sejam obrigados a usar máscara de proteção e que o uso incorreto do acessório cause desconto nas notas de cada escola.
Por causa da máscara, o quesito "Harmonia", que antes avaliava se as pessoas estavam cantando o samba-enredo durante o desfile, será eliminado, enquanto os jurados de "Fantasia" serão obrigados a avaliar o uso do acessório no rosto. Além disso, o número de integrantes deve diminuir em pelo menos 500 pessoas, ajudando no maior espaçamento entre os componentes.
Com o adiamento da festa, a ansiedade das escolas de samba para ensaiar no Sambódromo do Anhembi deve começar a relaxar. Anteriormente, com a expectativa de as apresentações acontecerem em pouco mais de um mês, as agremiações se mostravam nervosas. Elas não estavam conseguindo fazer um desfile teste na avenida, em parte por causa da alta do número de casos de Covid. Agora a ideia é de que os ensaios retornem com mais calma.
Na sexta-feira, 22 de abril, os desfiles estão previstos para começar às 23h15, com a Acadêmicos do Tucuruvi. A Colorado do Brás deve entrar 00h20, seguida pela Mancha Verde às 1h25. Na sequência, às 2h30, vem Tom Maior, e então Unidos de Vila Maria, que entra às 3h35. Pouco depois, às 4h40, é a vez da Acadêmicos do Tatuapé, seguida pela última escola, a Dragões da Real, às 5h45.
Já no sábado, 23 de abril, o desfile começa às 22h30 com a Vai-Vai, que deve permanecer na avenida até 23h35, com a entrada de Gaviões da Fiel. A Mocidade Alegre está marcada para 00h40, enquanto a Águia de Ouro deve entrar na avenida 1h45. Já às 2h50 é a vez da Barroca Zona Sul, que será seguida pela Rosas de Ouro às 3h55. A Império de Casa Verde fechará o desfile às 5h00.