Salmon (Rafael Sardão) e Raabe (Miriam Freeland) não aceitam o ataque do leproso à Milah (Elizângela), que vai ficar curada da lepra, milagrosamente. Enquanto fazem planos para o futuro, o guerreiro e a ex-prostituta, grávida do primeiro filho, comentam a doença transmitida por Orebe (o nome do ator não foi divulgado). E não demoram muito para chegar à conclusão que Mara (Cristiana Oliveira) pode ter sido a culpada pelo ataque, em sequência a ser exibida no capítulo desta terça-feira (17), da novela "A Terra Prometida".
Após se declarar para a mulher, o irmão de Lila (Myrella Victória) diz que vai procurar a mãe de Ioná (Day Mesquita) para lhe questionar. Ao mesmo tempo, na caverna, Milah pede proteção a Deus. Ainda no acampamento, Elias (João Bourbonnais) trata a filha, Jéssica, a se tornar namorada de Iru (Guilherme Boury), com educação. Já Aruna (Thais Melchior) e Josué (Sidney Sampaio) dançam felizes, depois que o líder hebreu se declara para a mulher e diz que não deve ser tão exigente consigo mesma.
No reino de Jerusalém, Lina (Naiumi Goldoni) e Mireu (Eduardo Magalhães) falam sobre a princesa, Úrsula (Letícia Peroni), e ele diz que vai esperar o tempo certo para conquistar Ula (Rafaela Mandelli). No palácio, Adonizedeque (Mário Frias) vai visitar suas prisioneiras - a rainha e a rainha-mãe - e impede Abul (Joelson Medeiros) de acompanhá-lo. Depois, o rei se consulta com os cadáveres delas.
De volta ao Gilgal, Léia (Beth Goulart) passeia com Samara (Paloma Bernardi) e surpreende a filha quando alega ter visto Adara (Yacanã Martins), por elas assassinada. A vilã acredita que a mãe está louca. Desconfiada, a mulher de Quemuel (Raymundo de Souza) aborda a mulher, mas percebe que não se trata da mãe de Aruna. Um pouco antes, a matriarca avisa que precisa conversar com o filho, Tobias (Raphael Vianna), cúmplice de Samara no assassinato de Abel (Edu Porto).
Enquanto isso, Racal (o nome do ator não foi divulgado) e Bogotai (Marcelo Argenta) são bem tratados por Eleazar (Bernardo Velasco), enquanto Laís (Ariela Massotti) pede perdão para a família de Calebe (Milhem Cortaz) depois de tentar matar Noemi (Nívea Stelmann). Já Zareg (o nome do ator não foi divulgado) agradece Pedael (Ernani Moraes) pela recepção. E Bogotai avisa que não vê a hora de matar Finéias (Rafael Queiroz).