O capítulo 100 da novela "Totalmente Demais" vai ao ar nesta quinta-feira (3). Depois de tantas etapas e muitas transformações, Eliza (Marina Ruy Barbosa) é uma das finalistas do concurso e encara o desafio de posar nua para um ensaio. E em entrevista ao Purepeople, os autores Rosane Svartman e Paulo Halm comentam a trajetória da trama e adiantam que vem reviravolta por aí: "Segredos são revelados".
Já é uma tradição os autores de novela marcarem o capítulo 100 com um grande acontecimento, revelações e reviravoltas. Quem não se lembra que foi justamente nesse marco que Flora (Patrícia Pillar) foi desmascarada e assumiu o posto de vilã em "A Favorita"?. No folhetim das sete, segundo Rosane e Paulo, não será diferente. "Segredos são revelados, o concurso termina e nossos principais personagens estão em lugares muito diferentes dos que estavam no começo da trama", promete a dupla.
Mas quem acompanha o folhetim percebe que muita coisa já vem mudando de uns tempos para cá. "A reviravolta do ponto de vista dos casais, do afeto, aconteceu por volta do capítulo 80, a partir do 100, são os grandes acontecimentos que moverão mais ainda a trama", contam os autores, se referindo ao beijo técnico de Eliza e Arthur (Fábio Assunção) na frente de Carolina (Juliana Paes) e Jonatas (Felipe Simas). Desde então o ex-vendedor de balas foi se afastando de sua ruivinha e a jornalista do empresário.
As cenas favoritas dos autores
Do primeiro capítulo até o centésimo, o concurso Garota Totalmente demais serviu de pano de fundo para a novela e foi palco de conflitos, encontros e desencontros; principalmente por causa da aposta entre Carolina e Arthur. Além disso, Rosane e Paulo explicam que a disputa também tem um papel fundamental na trajetória da protagonista: "Cada etapa do concurso simboliza também um passo na transformação de Eliza, como nos mitos e nos contos de fada".
Como seus favoritos da obra até aqui, Rosane escolhe dois momentos românticos dos casais protagonistas. "A cena da primeira vez de Jonatas (Felipe Simas) e Eliza no cinema. Mas gostei muito de Carol e Arthur definindo o que era seu relacionamento nas praias da Austrália também, lá no início", conta a dramaturga.
Paulo também elege seus prediletos: "O sonho de Eliza reproduzindo o 'Luzes da Cidade', de Chaplin, ela de florista e Jonatas fazendo às vezes de Carlitos. Foi um momento mágico e uma das muitas homenagens ao cinema que fazemos na novela. Já a cena de Arthur se declarando e beijando Eliza à beira do mar, emoldurados por um deslumbrante pôr-do-sol, com certeza foi uma das mais poéticas e emocionantes da trama".
Conto de fadas moderno com narrativa contemporânea
A dupla conta que assiste os capítulos todos os dias, como espectadores. "Muitas vezes nos surpreendemos com o que a direção e os atores propõem e agregam à narrativa. Isso é inspirador", revelam. Eles também afirmam que o trabalho de grandes atores, como Vivianne Pasmanter e Humberto Martins , por exemplo, contribui para o crescimento de seus respectivos personagens. "Fizeram com que aumentássemos a participação de Lili e Germano", comentam.
Em 100 capítulos, "Totalmente Demais" abordou temas de muita relevância como o assédio sexual, luto, violência urbana, preservação do meio ambiente e homofobia. Paulo e Rosane revelam de onde vem a sua inspiração: "Do que está acontecendo na sociedade, já que, apesar de um conto de fadas moderno, 'Totalmente Demais' é uma narrativa completamente contemporânea."
(Por Samyta Nunes)