Depois de surpreender o público no iHeartRadio Music Awards 2015, no último domingo (29), ao sair de dentro de um helicóptero para lançar "Bitch Better Have My Money", Rihanna está sendo acusado pela cantora americana Just Brittany de ter usado trechos de sua música "Betta Have My Money" para compor o novo single, que ela cantou para acordar o apresentador Jimmy Kimmel numa pegadinha de 1º de abril.
Segundo o "The Guardian", Brittanny comentou sobre o plágio no Twitter, mas o post foi apagado em seguida. A canção "Betta Have My Money" faz parte do álbum "Something Diferent", lançado em junho do ano passado, nove meses antes da música de Rihanna ser lançada. Ouça as canções abaixo e compare:
Apesar de ainda não ter comentado sobre o caso, o novo single da garota de Barbados, que participou do evento de lançamento do Tindal ao lado de outras estrelas da música, ficou no TOP 30 do iTunes na semana de lançamento. Já a música "FourFiveSeconds", gravada com Kanye West e Paul McCartney, também figurou entre os dez maiores sucessos da loja virtual.
Veja outros cantores que já foram acusados de plágio:
Parceira de Rihanna na canção "Can't Remember To Forget You", a cantora Shakira também respondeu a um processo por plágio com seu sucesso "Loca". Alvin Hellerstein, juiz federal de Nova York, determinou que a faixa plagiou uma canção dominicano Ramón Arias Vázquez, cujos os direitos são da produtora Mayimba Musica. E a versão que Shakira se inspirou, "Loca con su Tíguere", de outro dominicano chamado Eduard Edwin Bello Pou, mais conhecido como "El Cata", também é uma cópia.
O hit "Drunk in Love", interpretado pelo casal Beyoncé e Jay-Z, também foi acusado de plágio pela cantora húngara Mitsou, que alega que o casal e os produtores da música samplearam e manipularam digitalmente a voz dela de uma tradicional música folk de 1995 sem a sua permissão.
Aqui no Brasil, a cantora Ivete Sangalo teve a autoria da música "Sorte Grande" reclamada por Rosennilda Tolentino Orgando da Silva, que se dizia a verdadeira autora da canção. Já Anitta conseguiu ter mais sorte e ganhou o processo movido contra MC Brunninha, que a acusava de plagiar um de seus funks para criar o "Show das Poderosas". Anitta vai receber R$ 30 mil por danos morais.