As sombras coloridas estão com tudo nesta estação, mas o azul chega com força total. Assim como o ultra violeta, a cor esteve muito presente nos desfiles nas semanas de moda pelo mundo e pode ser aplicada de diferentes formas e lugares. Em conversa com o Purepeople, as maquiadoras Melissa Paladino e Greyce Wanderwegen explicam como aderir a nova tendência e, para quem opta por uma make mais discreta, elas dão dicas para usar o azul de forma mais sutil. Já para quem quer ser mais ousada, pode apostar na combinação da cor com o gloss, aderindo também a tendência glossy.
Assim como a aposta nos clássicos coques altos, o azul foi aderido como cor principal nas makes das marcas Carolina Herrera e Dries van Noten durante as Semanas de Moda de 2018, mas também esteve nas passarelas das grifes Anna Sui e Jour/Ne em outros anos. "A maquiagem azul voltou com tudo e é uma ótima aposta para modernizar o look, deixando a maquiagem mais cool", conta Greyce. Melissa, caracterizadora do programa "Encontro com Fátima Bernardes", explica que a cor já teve destaque em outros anos: "Essa maquiagem rememora os anos 80, que foram marcados por grandes acontecimentos, e um deles foi a chegada do feminismo com mais força".
Em épocas de grande opressão, a maquiagem foi muito usada para dar empoderamento às mulheres e foi símbolo de manifestos, mostrando a potência do movimento feminista. "Tinha a presença de cores fortes e vibrantes como força de expressão para extravasar sentimentos e era vista como um grito de liberdade. Existia até um certo exagero no uso das cores na maquiagem, onde as pálpebras eram coloridas em sua totalidade", descreve Melissa. Toda essa movimentação está de volta e, para Greyce, isso justifica o retorno das cores mais vibrantes: "Esse momento que vivemos com a luta pelos direitos iguais entre homens e mulheres, a luta contra a ditadura da beleza, contra a cultura do estupro, a valorização da beleza da mulher como ela realmente é e a sororidade que vem crescendo entre as mulheres traz à tona esse sentimento de reviver os sentimentos dos anos 80 e suas conquistas."
Mesmo fugindo um pouco da neutralidade, o azul ainda é uma cor básica e que consegue caminhar entre o moderno e básico, sempre de maneira democrática por funcionar bem em todas as cores de pele. "Depois de muito tempo usando tons mais sóbrios, essa tendência chega para mudar um pouco e sair da zona de conforto sem abrir mão da elegância", aposta Greyce. Melissa concorda e acrescenta: "Podemos usar o azul de maneira mais chique e sofisticada". As profissionais ensinam inúmeras opções para os olhos. "Pode ser usado em sombras bem esfumadas, misturar tons de azul, ou optar por um delineador azul. Lápis e sombra para delinear e esfumar a parte inferior dos olhos dando um detalhe em azul apenas fica lindo e também como máscara de cílios", sugere Greyce, que indica combinar a cor com tons roxos, verdes e pretos.
Se algumas mulheres temem ousar com o all blue na maquiagem, Melissa ensina dá algumas dicas: "Ao invés de usarmos a sombra no olho todo até a sobrancelha, podemos usar nuances do azul para criar efeitos e texturas com tons opacos e cintilantes. Podemos ainda criar traços delineadores com azul escuro metalizado, fazer os olhos esfumando com o azul criando um ponto de luz no canto interno dos olhos, ou esfumar a linha d'água com um azul mais claro ou mais escuro". Além disso, a caracterizadora dá toques para realçar ou inibir características específicas: "O azul consegue iluminar ainda mais o branco dos olhos, no caso de ser um artifício para tirar o ar de cansaço. Se você tem olhos castanhos, o azul faz o seu olhar vibrar e acender mais do que quando você usa cores tipo caramelo, enquanto ele reforça ainda mais os olhos que já são claros."
Com diversos tons e possibilidades, a aposta no azul precisa ser muito bem pensada para atingir a sua finalidade. Greyce dá dicas para quem prefere algo mais sóbrio e sem exageros: "Para não ficar chamativo, o azul exige bom gosto. Para quem não tem muita habilidade ou tem medo de ousar, minha opinião seria fazer um lindo smokey eyes azul-marinho, que não tem erro e fica elegante, usando marrom como base de fundo no côncavo sem esfumar o azul até a sobrancelha. O azul mais fechado fica menos chamativo, assim como o cintilante clarinho".
Agora, para quem curte uma maquiagem mais carregada, a dica é arriscar e usar a cor na boca. "Batom azul é superautêntico e moderno, dá um ar 'cool' e bem 'rocker' também, e fica mais bonito com sombras claras e neutras. Batom azul metálico para dar uma turbinada e ficar com ar de maquiagem de redes sociais. Caprichar no delineador e máscara de cílios, com a pele bem feita (corrigida e uniforme) e também podendo usar o iluminador. Pessoalmente, acho que com sombra muito escura fica demais", sugere Greyce.
(Por Fernanda Casagrande)