O colorido já conquistou os cabelos nas ruas e até mesmo as famosas, que já aderiram a tendência nas sombras. Dessa vez, quem não conseguiu escapar da febre e ganha um novo formato é o delineador. O traço, que desenha a pálpebra bem em cima dos olhos e rente aos cílios, tem história ao ter sido utilizado para expressar a força das mulheres e reforçar o emponderamento. Deixando o estilo gatinho e seguindo as novidades das passarelas, o delineado está começando uma nova era ao desconstruir o seu formato original assim como o blush bomb. O maquiador Fernando Torquatto explica essa revolução: "O delineador colorido meio que roubou a atenção do delineador preto normal. O traço em preto fica bem diferente, mas está valendo brincar com cor!"
Por ser um estilo de maquiagem que fica bem em qualquer tom de pele, não existe uma maneira ideal de colocar o colorido no traço. "O mundo está muito interessante, se há um tempo essas tendências todas se estabeleciam como uma bíblia, hoje em dia é muito difícil pensar, sentir e vivenciar ela. A beleza, tanto nos cabelos como nas maquiagens, vive de identidade", afirma o maquiador. Ainda sobre a liberdade de quem quer deixar o preto nos olhos de lado, ela ainda está presente na hora de escolher quais cores farão parte da maquiagem: "Se você colocar um delineador verde em cima e um roxinho embaixo, você está usando do seu jeito. Isso também tem a ver com a questão de identidade." Apostar em uma máscara de cílios eficiente é o segredo para dar um efeito melhor e não se decepcionar com a tendência. "Os cílios também estão na moda e, como eles são pretos, o ideal seria dar um contraste. Pode usar um traço mais diferente, que aqueles cílios vão garantir beleza", orienta Torquatto.
Se você sempre teve dificuldade para conseguir uma pontinha bonita, esse é o seu momento, pois foi decretado o fim da era gatinho no delineador! Para o especialista, outros formatos estiveram presentes nos desfiles e ganharam a aprovação do público: "A gente viu coisas incríveis nas passarelas, então aquele traço que termina mais grossinho no final e desistiu de fazer a ponta porque não consegue, passa um cotonete com demaquilante e deixa quadrado que tá na moda!" Com bom humor, Torquatto conta história vivida com a irmã, Maria Torquatto, sobre como ela gosta de fazer o traço. "Está na moda um final mais arredondado. A minha irmã ama olho preto e hoje, no café da manhã, eu falei: 'Maria, finalmente está na moda o jeito todo errado que você passa o lápis. Pode usar como você quiser, porque agora não vou mais criticar'." Apesar da liberdade oferecida pela tendência, o profissional alerta: "Mas tem que acertar um lado com o outro. Mesmo errado ou torto, tem que ser igual ao outro."
O delineador tem um passado bem antigo e importante, levantando bandeiras do movimento feminista ao ser usado como forma de protesto e libertação. "O traço preto é clássico e, desde Cleópatra que vemos as mulheres se manifestando através do traço. Assim como a brincadeira da cor, hoje em dia, não é só porque está na moda. É para mostrar uma liberdade criativa que as mulheres estão podendo ter, se enfeitar e se manifestar", explica. Apesar de aparecer em outros formatos, o modelo mais usado tem seus benefícios e favorece quem tem o olho caído: "O traço clássico, que começa mais fino, dá uma leve engrossada e depois termina fino, acaba valorizando todos os tipos de olho. Se você quer um efeito de beleza e dar uma levantada no olhar, esse é o desenho adequado."
(Por Fernanda Casagrande)