Ele começou a novela como um pau-mandado da mamãe, mas, no capítulo da última terça-feira (10), José Pedro se revelou o grande vilão da trama de "Império" por trás da identidade de Fabrício Melgaço. A declaração surpreendeu até mesmo o ator Caio Blat que soube de tudo em cima da hora. "Não contaram antes nada para gente. Foi uma grande surpresa. Estamos há 48 horas gravando a sequência final que vai ser emocionante. Acho, inclusive, que será muito marcante na minha carreira esse fim de novela", declarou à coluna "Telinha", do jornal "Extra".
Entregue de corpo e alma às últimas gravações da novela das nove, o ator terminou as cenas cansado e com marcas roxas no corpo após passar a madrugada gravando. Depois de balear o pai, Zé Pedro vai tentar se matar, mas será impedido por Cristina (Leandra Leal). Bastante empolgado com o personagem, Caio só espera não ser odiado pelo público por ser o responsável por tirar a vida do Homem de Preto. "Acho legal Aguinaldo encerrar o personagem, dar um fim a ele. Vai ser muito triste, mas também vai ser marcante. Foi um prazer fazer essa novela. Fazer vilão é muito divertido".
Em relação ao desfecho, ele acredita que Aguinaldo Silva escolheu um excelente caminho para encerrar a saga do Comendador. "Essa coisa do amor e ódio entre pai e filho, segundo Freud, é o sentimento mais básico da humanidade desde Édipo, Hamlet... Então, ele (o autor) fez o clássico do filho rejeitado que nunca teve o amor do pai e decide matá-lo para ocupar o lugar dele. Terminou em tom bem trágico".
Revelação da identidade de Fabrício Melgaço divide público
Após postar uma montagem das imagens da reta final da novela em seu Instagram, Caio Blat recebeu elogios dos internautas, que também deram alguns pitacos sobre o último capítulo. "Você está e é sensacional, um papel maravilhoso. Fiquei muito entusiasmada em saber que você, Zé Pedro, é o Fabrício", escreveu uma seguidora. Ainda digerindo os recentes acontecimentos de "Império", o público se mostrou dividido quanto ao final da novela, como comentou uma outra internauta na mesma foto. "Queria tanto que fosse um blefe do Pedro e que ele esteja em busca do verdadeiro vilão só para salvar o pai e conseguir a confiança dele novamente". Após a imprensa divulgar que Zé Alfredo morreria, o autor garantiu que o Comendador estará vivo no último capítulo: "Coisas de novela".
Mesmo com todo trabalho envolvendo as gravações da novela, o ator ainda consegue tempo para curtir a mulher, Maria Ribeiro. A intérprete da Danielle em "Império" ganhou um beijo do marido na última segunda-feira (9), durante uma sessão de autógrafos do seu livro "Trinta e Oito e Meio". Nesta quarta-feira (11), o casal esteve na pré-estreia do filme "Meus Dois Amores", no Kinoplex Fashion Mall, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além do filho Bento, Caio e Maria levaram João, filho mais velho da atriz com Paulo Betti.