O verão é a época em que os cuidados com a pele e com os cabelos precisam ser redobrados. Além do rosto ficar mais oleoso por conta do calor, os cabelos também sofrem com o ressecamento causado pelo sol. Além de leave-in, máscaras de hidratação e óleos capilares, que não podem faltar no nécessaire da estação, há truques e hábitos que podem te ajudar a manter os fios hidratados, seja em casa ou durante o passeio de praia ou piscina. Confira as dicas da dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle Caxias!
O cloro da piscina costuma ressecar os fios. Nos cabelos loiros, o dano pode ser pior, já que deixa os fios verdes. Segundo a dermatologista, isso acontece por causa do sulfato de cobre presente na substância. "Quando ele entra em contato com a queratina dos fios, provoca a oxidação. Quanto mais fraco e poroso estiver o cabelo, mais fácil fica a entrada no produto na estrutura do fio. Por este motivo, o cabelo verde de piscina é mais comum nos cabelos quimicamente tratados, já que as químicas utilizadas no clareamento de cabelos desalinham as escamas e deixam os fios porosos". Por isso, não é preciso evitar o banho de piscina: a dica é manter os cabelos hidratados antes do passeio.
Muita gente tem o hábito de clarear o cabelo passando camomila e se expondo ao sol. Renata garante que o hábito não é prejudicial aos fios, mas a camomila não tem o poder de clarear as madeixas. "O extrato de camomila não é capaz de descolorir o cabelo, como a amônia e a água oxigenada. Ele simplesmente realça o brilho do loiro natural. A planta possui dois pigmentos, chamados de apigenina e azuleno. O primeiro é da cor amarelo natural, ou seja, fica sobre os cabelos. Já o outro neutraliza essa coloração amarelada, dando um efeito de reflexo. Como é uma substância natural, a camomila não traz dano a estrutura do fio", explica.
No verão, o mais indicado é deixar os cabelos secarem ao natural, evitando secador, para evitar quebra e ressecamento. É que o próprio secador, além da chapinha, do babyliss e do difusor - que é queridinho das donas de cabelo cacheado e crespo - podem ressecar os cabelos, principalmente no verão, quando os fios estão naturalmente mais frágeis. "As altas temperaturas dos equipamentos agem na estrutura capilar e torna os fios mais frágeis, ressecados e porosos. A queratina helicoidal, proteína que confere elasticidade e resistência aos cabelos, é danificada quando fica exposta ao calor", explica a especialista. A dica, portanto, é aplicar um leave-in ou um óleo com proteção térmica.
É comum os cabelos ficarem mais oleosos no verão. Para dar um chega pra lá no brilho excessivo e até na caspa, a dica da dermatologista é evitar lavar os fios com água muito quente. "O calor favorece a produção de sebo", explica. Ainda no banho, a dica é evitar usar o condicionador e os cremes na raiz, e aplicar os produtos somente nas pontas, para que não eles não acumulem no couro cabeludo.
O shampoos anti-resíduos são aqueles mais adstringentes e podem ser grandes aliados para remover a oleosidade excessiva do cabelo. "Eles promovem uma limpeza profunda dos fios, retirando qualquer tipo de sujeira, oleosidade ou vestígios de cremes de cabelo. Eles podem ser usados uma vez por semana, de preferência antes do uso de cremes de tratamento", aconselha Renata.
(Por Beatriz Doblas)