Não é só a pele que precisa cuidados no verão. Os cabelos tendem a ficar mais secos por causa do sol, que acaba retirando a umidade natural dos fios. No entanto, o mercado da beleza está preparado para a estação mais quente do ano. É que diversas linhas de shampoo, condicionador e leave-ins vêm com FPS para bloquear os efeitos do sol nos fios. Além disso, vale preparar a rotina de haircare também: água fria e hidratações caseiras ajudam a hidratar as madeixas. Confira as dicas!
Assim como um protetor solar para o corpo e para o rosto são essenciais, um filtro para os fios também é fundamental! Segundo a dermatologista, o FPS pode ser encontrado em produtos finalizadores, como leave-ins. "Eles formam uma película na haste do fio, diminuindo a perda de umidade e formando uma barreira de proteção contra os raios UV", explica.
O sal do mar e o cloro da piscina costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, a dermatologista indica. "Após mergulho no mar ou piscina, procure lavar os fios com água doce para evitar o ressecamento pela água salgada ou pelo cloro. Caso não tenha uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral", aconselha. Além disso, a água fria também é mais saudável para os cabelos. "A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e abre as escamas dos fios, contribuindo para o ressecamento e a perda de brilho", explica a dermatologista.
Além dos produtos de cabelo com filtro solar, a dermatologista também aconselha criar uma barreira física nos fios. Os aliados? Acessórios! "Invista em lenços, bonés ou chapéus UV para proteger os cabelos e o couro cabeludo".
Hidratar os fios em casa, logo depois da praia e da piscina é essencial! As máscaras de tratamento podem ajudar, mas se o tempo for curto, as ampolas podem garantir o brilho e a maciez que os fios desidratados pelo sol e pelo mar precisam. "Há uma diversidade de ampolas no mercado que promovem uma recuperação rápida dos fios".
Os óleos também ajudam no cuidado dos cabelos, e podem ser usados de várias formas, tanto em produtos quanto na forma pura. "O óleo de coco é uma excelente opção para uma hidratação profunda dos fios, assim como os óleos de amêndoas e de semente de uvas. Já o óleo de abacate proporciona, além da hidratação, um fortalecimento dos fios", indica.
Se o seu cabelo for oleoso ou se os fios começarem a ficar oleosos no verão, a dica da dermatologista é apostar em linhas de shampoo e condicionador que equilibram a produção de sebo. "Couro cabeludo oleoso pode precisar de higienização mais frequente durante o verão, pois o ambiente úmido aumenta a proliferação de fungos. Use shampoos e condicionadores específicos para esse tipo de queixa".
Não deixa de usar o secador ou a chapinha no verão? A dica é usar um protetor térmico nos fios antes mesmo de ligar os aparelhos. "O uso de protetores térmicos e a utilização do aparelho, a uma distância de, pelo menos 15 cm, ajudam a diminuir os danos", explica a dermatologista. Eles podem ser encontrados em forma de leave-in ou óleo capilar.
(Por Beatriz Doblas)