Durante a Copa do Mundo os olhos estiveram voltados não apenas para a jogadas em campo, como também para o estilo dos jogadores. Além de mostrar que são bons de bola, provaram saber ousar no visual, principalmente quando se trata da escolha do cabelo. Alguns cortes, por exemplo, ficam marcados na memória do torcedor, como o de Ronaldo Fenômeno, em 2002.
O hair stylist Adriano Gonçalves comenta que o corte pode refletir a personalidade da pessoa. De acordo com o especialista, essa é uma técnica chamada visagismo, que estuda os aspectos do cliente, ou como ele quer se mostrar ao mundo, antes de fazer a mudança dos fios. Além disso, se tratando de Copa do Mundo, o estilo escolhido pelos jogadores pode entrar para a história, como já foi visto acontecer.
"O estilo de jogo, a numeração na camisa ou uma chuteira diferente; existem diversas maneiras de reconhecer um jogador ou uma jogadora dentro de campo. Mas, uma das mais chamativas e lembradas pelos torcedores, é pelo corte de cabelo. Um moicano, um topete alto ou até mesmo alguns desenhos sempre marcaram época, principalmente se o jogador for protagonista do time", diz.
"Ronaldo fenômeno, por exemplo, fez seu corte de cabelo virar notícia no mundo inteiro quando foi penta campeão mundial pelo Brasil. O atleta explicou que cortou o cabelo de forma estranha, como estratégia para mudar o foco dos comentários que eram feitos sobre as condições dele poucas semanas antes da Copa do Mundo de 2002", acrescenta.
Em 2022, Adriano cita que os mais notáveis cortes dos jogadores brasileiros foram feitos por Richarlison, que desenhou uma folha de arruda na cabeça, chamando de "antizica"; e Neymar, que começou o mundial com o tom natural, mas depois descoloriu. Mas para o hair slylist existem dois nomes que marcaram época ao ousar no estilo das madeixas.
"Os mais criativos da história das Copas do Mundo, com certeza, foram David Beckham e Ronaldo Fenômeno. Mas, se formos falar sobre o que está na moda atualmente, digo para apostar no estilo 'cabelos ao vento', bem natural. Indico usar o comprimento médio, com ondas e mais volume. Não precisa se preocupar com a fixação ou alisamento. Aposte nos cortes abrasileirados, aqueles raspados nas laterais e com volume fixado e raspados nas laterais. Nesses últimos tempos, esse conceito é tendência", opina.