Muitas pessoas conhecem a importância dos cuidados com o cabelo independente da estação do ano, mas são poucas que sabem que é possível conseguir rejuvenescer o visual e transformar a aparência só com uma tesoura. Levando em consideração algumas técnicas visagistas, estudo que busca deixar o visual mais harmônico com as características físicas, os hairstylists Rudi Werner e Daniela Albuquerque revelam quais são os cortes do momento que conseguem deixar a fisionomia mais jovem em entrevista para o Purepeople. "Dizem que os fios mais curtos rejuvenescem, porém, para fazer a cliente parecer mais jovem, não basta cortá-los e pronto", aponta o profissional do Werner Coiffeur.
A sugestão para conseguir atingir um resultado satisfatório é apostar no cabelo com o comprimento menor, mas não tão curto como o corte feito para facilitar a transição capilar. "Fios inteiros e cortes muito longos não rejuvenescem mulheres depois dos 40 anos, por exemplo", esclarece Rudi ao recomendar: "Fios desconectados e repicados trazem ao rosto jovialidade e leveza." A ideia de dar mais movimento para o cabelo também é uma dica de Daniela: "Independentemente do comprimento, repique os fios. É o que fazem as atrizes Luiza Brunet e Leticia Spiller, que são símbolo de beleza e sensualidade em qualquer faixa etária." Para mulheres com a feição muito arredondada, o ideal é fugir do clássico chanel reto. "Ele dá a ilusão do rosto mais cheio", comenta a especialista do Jacques Janine Fashion Mall, enquanto o colega de profissão aconselha: "Indico desde o corte Lob (long bob) na altura dos ombros, até o bob desconectado."
Curta, meia-lua, longa, triangular, reta, desfiada, lateral... As franjas estão em alta e podem colaborar para o rejuvenescimento. Tudo vai depender do modelo escolhido, que pode ser eleito através do formato do rosto. "O estilo varia de acordo com o tipo de rosto", concorda Rudi ao ensinar: "Para franjas laterais e alongadas, o ideal é o rosto mais cheinho e redondo. O rosto triangular pede franja reta, do tipo boneca."
Não é só a tesoura que possibilita manter a aparência jovial, a cor dos fios também interfere no resultado. "O visual deve estar com leveza e movimento, em cortes com camadas. Além disso, outro ponto importante é o tom", revela o especialista ao sugerir: "Abuse de nuances e fuja de tons fechados e monocromáticos, que tendem a envelhecer."
(Por Fernanda Casagrande)