Pintou vontade de cortar o cabelo, mas ainda está faltando inspiração? Uma alternativa é se basear no formato do seu rosto para escolher um corte que realce os seus traços. Além disso, com a mudança de estação, alguns cortes estão em evidência e podem deixar o visual mais leve e moderno. Em entrevista ao Purepeople, o hairstylist Tiago Parente, proprietário do salão TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro, conta quais são as tendências do momento. Confira!
Feito com base reta e algumas gradações, o bob hair já conquistou famosas como Bruna Marquezine, Emma Stone e Grazi Massafera. Multifacetado, o cabeleireiro explica que esse corte fica bem em diversos comprimentos. "O bob traz elegância a quem usa. Este corte é atemporal e nunca sai de moda! Entre as variações, as mais comuns são o long bob, que é o cabelo médio, e o short bob, com fios mais curtos. Como ele é muito versátil, combina com fios cacheados e lisos. Além disso, sempre aparecem novas técnicas e, com isso, ele vai ganhando versões mais modernas. Caso você queira afinar o rosto, o bob reto é o ideal, mas se o rosto já for fino e quiser dar volume é simples: basta fazer o corte com graduações."
Clássico, mas também moderno, o blunt bob é um corte reto, que geralmente tem o comprimento na altura do ombro e bem reto, sem desfiados. Famosas como Vanessa Giácomo e Emily Blunt já adotaram esse corte, que é uma ótima pedida para quem deseja reparar os fios dos danos sofridos durante o verão. "Esse é um corte brusco, sem desfiados ou repicados, com base reta e inspirações geométricas. A intenção do blunt é como se tivessem passado uma tesoura reta. É um corte que dá trabalho, apesar de não parecer. Cortar reto não é só passar a tesoura, por isso, ele começa molhado e é navalizado com o cabelo seco. Quem não lembra do cabelo da Cleópatra? Ela já usava este corte antes de Cristo e é referência até hoje. Ideal para quem tem cabelo liso ou levemente ondulado e quer mais volume nas pontas e menos volume no topo da cabeça.
Para quem deseja radicalizar e deixar as madeixas curtas, ou para aquelas que já mantêm os fios menores, o corte inspirado no tradicional asa-delta, tendência nos anos 90, voltou com tudo e já foi a escolha de celebridades como Anne Hathaway e Jennifer Lawrence. "Antigamente, o corte firefly era mais redondinho, tipo cogumelo. Agora ele está mais repicado, mais desfiado, com mais texturas. Ele é cortado molhado e depois a seco com tesoura normal, combina com pessoas de rosto mais fino e delicado, nucas que não tenham muito redemoinhos, nucas mais penteadinhas, pescoços mais finos e delgados, combina com qualquer tipo de rosto, menos o redondo."
Você sempre preferiu por cortes clássicos, mas agora quer inovar sem mexer muito no comprimento dos fios? O corte shag pode ser perfeito! Eleito por Claudia Raia, Giovanna Ewbank e Taylor Swift, o hairstylist chama atenção de que a finalização é importante para quem adota esse corte. "Ele é inspirado nos anos 70 e 90. É feito com graduações em todo o comprimento ou apenas nas pontas, criando partes mais longas e mais curtas. A finalização do corte é muito importante para dar um toque mais descolado e atual. Neste corte, apontam-se ondas propositalmente desconexas, como aquelas ondas que surgem nos cabelos assim que a pessoa acorda pela manhã. Ele combina com cabelos lisos, enrolados ou ondulados em qualquer comprimento, preferencialmente em tamanho médio. É indicado para quem busca um look simples, mas muito moderno e cheio de estilo."
(Por Helena Marques)