A transição capilar está trazendo os cachos e cabelos naturais de volta! O processo se refere ao tempo de recuperação do formato original dos fios após serem submetidos a alisamentos e químicas por um determinado período. Por ficar com o cabelo entre o cacheado e o liso, a transição precisa ser feita com paciência, mas também é necessário muito cuidado para que os fios tenham um crescimento saudável. Em entrevista ao Purepeople, a atriz Lellêzinha e o cabeleireiro Sergio Werner ensinam quais são os melhores tratamentos com produtos naturais e como disfarçar a irregularidade dos cachos: "O babyliss pode ser um aliado para disfarçar a diferença, ou até mesmo prender os fios em penteados. Algumas mulheres optam pelas tranças nagô."
Existem muitos truques e tratamentos que auxiliam essa transição, mas o principal segredo é hidratar os cachos. "Os hábitos essenciais são abrir mão de qualquer química e apostar em produtos hidratantes para recuperar os fios como tratamentos reconstrutores, como cauterizações e hidratações", ensina o especialista ao acrescentar: "Não pode faltar uma boa máscara capilar reconstrutora, leave-in e sempre um protetor térmico, principalmente se a pessoa quiser usar chapinha e secador para os fios não ficarem destoando."
Para quem é a favor dos cuidados naturais e receitas caseiras, Sergio indica: "Existem os tratamentos com óleos de coco e murumuru, que são produtos naturais e ajudam a assentar os fios, pois os mantêm hidratados." Já para deixar o cabelo com menos volume e dar mais formato aos cachos, o cabeleireiro do Werner Coiffeur sugere: "Para diminuir o volume sem químicas, apenas com uso de ferramentas térmicas. O uso de pente de madeira também é aconselhável. Para cachos maiores, babyliss largo ajuda a moldar e com o método mais antigo e bem eficaz, os bobes."
A solução mais eficaz para acelerar o processo é apostar no corte big chop, como esclarece o cabeleireiro: "Cortando sempre e deixando-os bem curtos, pois o comprimento alisado vai embora. Desta forma, ficaria com os fios no estilo joãozinho." O recurso também foi a opção encontrada por Lellêzinha. "Cortei curtinho, porque ele chegou a mofar por prender molhado. Cortei e o meu cabelo que era na cintura foi parar na orelha. Fiquei um ano esperando crescer naturalmente. Demorei para me aceitar, porque eu nunca tinha me visto daquela forma", lembra Lellêzinha. Para quem quer driblar a demora do crescimento dos fios, Sergio sugere: "Existem algumas vitaminas que aceleram o processo de crescimento dos fios, mas, para isso, deve ser procurada uma dermatologista."
A artista reforça que é preciso ter paciência (confira essas dicas valiosas para encarar esse momento com estímulo). Dividindo sua insegurança da época, a cantora explica como conseguiu superar essa dificuldade: "Me olhava no espelho e não gostava do que eu via, não queria sair na rua por medo de ser zoada, então eu comecei a brincar com o meu cabelo, comecei a pintar e fiz algumas mechas na época. Foi quando eu comecei a me sentir mais a vontade com o meu cabelo. O segredo é não desistir, porque vai chegar a hora de falar 'nossa, eu estou maravilhosa'."
(Por Fernanda Casagrande)