Os cabelos com tranças afro estão cada vez mais populares e também se multiplicaram no "BBB 23": no reality show, Sarah Aline, Marvvila e Tina usam diferentes versões desse visual que, além ótima opção para quem passa por transição capilar, é repleto de personalidade e ancestralidade.
Cada uma das participantes é adepta de um tipo de trança: Sarah Aline usa as gipsy braids ou bohemian braids, que têm como característica a espessura mais fina e a ponta solta; a cantora Marvvila é adepta das box braids, mais grossas - e ela até coloca pingentes no cabelo!; já Tina aderiu à trança jumbo em uma lace.
Para saber mais sobre quais são os cuidados com as tranças afro, o Purepeople conversou com Marcio Sanchez, hairstylist do TP Beauty Lounge. "A trança é uma técnica feita de vários modos e o tempo pode variar, desde a trança nagô - aquela mais coladinha no couro cabeludo - até aquelas tranças soltas, com aplicação de jumbo", conta.
Segundo o hair stylist, o tempo do visual vai variar conforme a rotina de cada mulher. "A durabilidade vai de uma semana a um mês e meio", aponta.
Para lavar e manter a saúde dos fios em dia, ele indica produtos criados especificamente para quem tem tranças. "Hoje a gente encontra shampoos e óleos essenciais específicos para cuidar do couro cabeludo, lembrando sempre de procurar os liberados pela Anvisa", alerta.
Outro tópico importante é saber quando é a hora certa de renovar o visual e, aqui, as toucas de cetim são aliadas certeiras. "O tempo de manutenção depende do crescimento de cada cabelo e também do cuidado ao dormir - é importante proteger as tranças por conta do atrito com o travesseiro", conta.
O beauty expert finaliza destacando a importância de fazer a técnica com um profissional especializado. "Se você conhece uma pessoa que usa tranças há muito tempo e que voltou a ter o cabelo natural sem ter alopécia de queda ou de tração, é um bom sinal. Procure alguém indicado e que tenha cuidado com o cabelo", pontua.