Quando a gente pensa em Rock in Rio, uma parte tão importante quanto o look e as unhas para o festival do seu visual é o penteado. Afinal, ficar desconfortável com o cabelo não pode ser uma opção.
A seguir, dois experts em beleza contam ao Purepeople 5 versões de penteados que vão agradar donas de diferentes tipos de cabelo.
+ Kit de sobrevivência para o Rock in Rio: o que não pode faltar na sua bolsa?
A trancista Karla Anacleto, do GetNinjas, explica que esse penteado tem diversas variações, mas os modelos mais populares são: uma trança única no topo da cabeça que começa na região da testa e várias pequenas tranças que desenham mini 'caminhos' estreitos que também são feitos próximos da testa.
"Ambas partem do princípio de separar as mechas e trançar rente a pele para não perder a firmeza do penteado. Para um bom acabamento, é possível usar gel, pomada ou fixador. Para o passo a passo, comece separando uma mecha fina realizando uma risca reta no cabelo até o meio", conta a especialista.
Depois, pegue três pequenas mechas em proporções iguais e separe-as. Na parte da frente, com os dedos muito próximos à raiz e com a ponta dos dedos, leve a mecha do meio para a direita, a da direita para o meio e assim sucessivamente com todas as mechas. Assim, vá alimentando com outras mechas do cabelo solto até terminar a trança iniciada.
Esse visual é indicado pelo hairstylist Rudi Werner. Para começar, use triondas em todo o cabelo para garantir o efeito frisado. "Caso não tenha o aparelho em casa, algumas horas antes de começar a se arrumar, faça duas tranças bem firmes no cabelo e solte apenas quando começar a fazer o penteado, para ter esse efeito de ondas ao longo dos fios", indica ele.
Em seguida, divida o cabelo ao meio e separe duas mechas finas na parte da frente do topo da cabeça. "Faça duas pequenas tranças e abra os gominhos para que fique mais volumoso. Em seguida, separe outra mecha fina ao lado de cada trança feita e repita o processo. Finalize aplicando anéis de cabelo nas tranças", aponta Rudi.
A famosa trança com toque sporty também pode te acompanhar em um festival como o Rock in Rio. Karla aponta que esse penteado parte do mesmo príncipio que a trança embutida, só que é feito na lateral da cabeça.
"Divida o cabelo ao meio e, na divisão do lado direito, inicie separando a frente do cabelo em três mechas. A mecha do meio vai para direita, a da direita para o meio e da esquerda para o meio", conta Karla Anacleto.
"Conforme vai realizando este processo, você deve alimentar com pequenas partes de cabelo, completando as mechas laterais, prendendo todo o cabelo na trança mecha por mecha, sempre rente ao couro cabeludo. Prenda a ponta e repita o procedimento do outro lado", finaliza a especialista.
Se você não quer passar calor durante o show, esse penteado é ideal, além de superprático. "Comece dividindo o cabelo ao meio (quem quiser deixar o visual mais moderno, pode fazer a risca em forma de zigue-zague)", indica Rudi Werner.
Depois, pegue a metade do cabelo e prenda em um rabo de cavalo bem alto. "Em seguida, torça os fios e vá enrolando, para formar um coque e prenda com grampos de forma que fique bem firme. Repita o processo do outro lado. Se alguns fios ficarem soltos, não tem problema!", garante o especialista. A estética remete à tendência Y2K e fica supercool.
Se você é fã dos penteados fáceis, essa versão mais ousada do tradicional rabo de cavalo tem tudo para seu escolhido. "Com o auxílio de uma escova, puxe todo o cabelo para trás e prenda em um rabo de cavalo no alto da cabeça", aponta Rudi Werner.
"Certifique-se de que os fios estão alinhados. Em seguida, prenda o comprimento do cabelo em pequenos gomos com o auxílio de elásticos menores até a ponta", sugere o cabeleireiro. Na galeria a seguir, você vê mais inspirações.