Bruna Marquezine compartilhou em sua conta de Instagram uma mensagem da ONU Mulheres Brasil, no começo desta sexta-feira (27). O texto se refere ao caso de uma jovem de 16 anos estuprada por 33 homens, no Rio de Janeiro. Outras famosas como Monica Iozzi e Camila Pitanga já haviam mostrado sua indignação. Recentemente, o ex-"BBB16" Laércio foi preso acusado de estupro.
"Não ensinem mulheres como não ser estupradas. Ensinem homens a não estuprar", diz a imagem republicada pela atriz frequentadora de um grupo de orações. "Homens, não se calem diante de situações de violência contra as mulheres. Não compartilhem vídeos que reproduzem o machismo, que expõem e humilham as mulheres ou que perpetuam a cultura do estupro", inicia o texto postado por Bruna, atualmente rodando o filme "Rio-Santos".
"Homens, façam um compromisso para impedir essa barbárie. Não ignorem os fatos. Usem seus espaços sociais para conscientizar outros homens. O movimento 'Eles por Elas' existe exatamente por isso, para conquistar o apoio de todas as pessoas, inclusive dos homens, no combate ao machismo, à violência contra as mulheres e na busca pela igualdade de gênero", continua o texto republicado pela artista, protagonista da série "Nada Será Como Antes", na qual será assassinada.
"Se você assinou o compromisso 'Eles por Elas', você tem a responsabilidade de repudiar toda e qualquer forma de violência contra as mulheres e fazer o que estiver ao seu alcance para impedir que esses crimes aconteçam (e condenar os que acontecem). Sejam vocais, seja no trabalho, na faculdade ou nas redes sociais, e mostrem aos outros homens que violência contra as mulheres é inaceitável", finaliza a postagem, seguida de hashtags como "Quero um dia sem estupro".
(Por Guilherme Guidorizzi)