Já faz algumas temporadas que os conjuntinhos em estilo pijama têm sido vistos nas principais passarelas do mundo. Divertida, a tendência tem demorado para pegar na vida real, já que é uma proposta ousada que beira a uma abordagem "fashion victim" da moda. Fashionista de carteirinha, Bruna Marquezine , que esteve em Veneza para prestigiar o Festival de Cinema e participar de eventos por lá, usou em sua breve estadia dois looks assim. Os pijamas escolhidos pela atriz são da marca Agent Provocateur e o fato de Bruna tê-los escolhido para usar na ocasião mostra o potencial fashion que a peça carrega.
No ano passado a top model Gigi Hadid -- pioneira quando o assunto é tendência e bem ousada em seus looks -- causou furor ao aparecer em público em Nova York usando um conjuntinho em seda listrada que tinha seu nome bordado no bolso. Usado com sandálias de salto e óculos de grau, a modelo arrasou ao mostrar o quão cool é um look relaxado e, ao mesmo tempo, ultrachique já que é feito com corte impecável e seda pura. Outra que desfilou seu pijama em público recentemente foi a modelo Kate Moss, que usou um modelo rosinha para prestigiar o último desfile masculino da Dior. A cantora Rihanna também já aderiu à trend.
Personificações do novo cool,Rihanna , Gigi e Bruna mostram que, claro, são lindas, magras e seguram com facilidade looks assim tão pouco ortodoxos. Mas no caso do pijama, o visual é chique por ele mesmo e basta algum complemento que levante o status da peça – como um salto alto, por exemplo – para fazer com que atinja um patamar de look de festa.
Elas são, também, um ótimo exemplo de que nem só de peças justas, decotes profundos e fendas (que claro, têm seu lugar garantido em nossos corações!) vive a sensualidade. Mas um toque macio e um jogo de revela/esconde pode elevar em muito o quociente sexy da produção, sem precisar apelar para o desconforto. Em tempos de exposição exacerbada, esse tipo de elegância é algo a se pensar!
(por Deborah Couto)