A novela "Alto Astral" está chegando ao fim e uma prática recorrente na trama foram as referências a outras obras e até fatos que não são da ficção. Samantha (Claudia Raia) vive mencionando outros papéis de sua intérprete e Maria Inês no capítulo desta quarta-feira (29) homenageou Christiane Torloni ao parodiar o bordão da atriz, dizendo "Hoje é dia de castigo, bebê" na cena em que desmascarou Úrsula (Silvia Pfeifer). A frase gerou comentários e elogios do público, nas redes sociais.
A frase "Hoje é dia de rock, bebê", dita por Christiane Torloni numa entrevista à repórter Dani Monteiro, no Rock in Rio, em 2011, virou meme e acabou se tornando uma marca registrada da atriz, que inclusive dois anos depois autorizou o uso do bordão para estampar camisetas vendidas no evento. E em 2013 própria Christiane usou no festival uma camisa com a frase, e declarou: "É um legado para as próximas gerações do Rock superar esse bordão".
Na cena do acerto de contas entre Maria Inês e Úrsula, depois de ter descoberto que a ex-amiga estava fingindo ter uma doença letal para mantê-la afastada de Marcelo (Edson Celulari), a personagem disse, antes de dar uma surra na rival: "Hoje é dia de castigo, bebê!". Durante a exibição do capítulo foram tantos comentários que a novela das sete entrou para o ranking dos assuntos mais comentados do Twitter.
Público elogia citação de Maria Inês
O emblemático bordão, assim que foi dito pela personagem, ganhou elogios online. A mineira Nayara Barone postou: "Hoje é dia de castigo bebê", Maria Inês divando". Diego Marco, outro telespectador, comentou: "'Alto Astral' está mitando bastante! Novela ótima e hoje veio com um 'Hoje é dia de castigo, bebê!', rindo até 2025". E Marcos Machado, de São José dos Campos/SP fez sua própria versão da frase: "Hoje é dia de surra bebê. Taca-lhe pau, Maria Inês".
A hashtag com o bordão adaptado, #hojeediadecastigobebe, rapidamente passou a aparecer no feed do Twitter, sempre sendo elogiada pelo público. Com o referido capítulo, a novela das sete da Globo alcançou 28 pontos de audiência, que foi recorde em São Paulo.