Beth Carvalho estará realmente fora da Avenida neste Carnaval. Internada há cinco meses no hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio, a cantora ainda se recupera de uma cirurgia na coluna e irá acompanhar o desempenho de sua escola do coração, a Mangueira, pela TV.
A informação foi confirmada por Afonso de Carvalho, assessor de Beth: "Não há novidades. Ela não melhorou o suficiente para estar na Sapucaí. Não tenho nem o que falar. Ela adora o Carnaval, adora samba, adora estar nos palcos. Imagina como uma pessoa como ela se sente nessa situação?".
Mesmo afetada pelas fortes dores na coluna, a sambista fez questão de encarar o Sambódromo em 2012. Já debilitada, a artista se sentou algumas vezes durante o desfile. Mangueirense há mais de 40 anos, ela se desentendeu com a escola em 2007, após ser impedida de desfilar no carro dos Baluartes da Mangueira pelo carnavalesco Max Lopes. Anos depois, a cantora recebeu um pedido oficial de desculpas pelo presidente da escola, Ivo Meirelles, que inseriu a cantora na Comissão de Notáveis da escola, tamanha sua importância.
Hospitalizada desde agosto, Beth fez de seu andar o próprio sambódromo. Não raros, os grandes nomes do gênero são vistos por ali visitando a cantora. Arlindo Cruz é dos mais presentes. Durante todo esse tempo, a sambista tentou manter a frequência de seu processo criativo.
O samba "Receita de Prazer" foi gravado no próprio quarto do hospital. A cantora colocou pinos ortopédicos para dar sustentação à coluna, que já lhe causava fortes dores desde 2009. Segundo Afonso, o quadro de saúde de Beth segue estável e sem previsão de alta. "Em breve ela vai sair. Ela está no processo normal, se tratando para voltar aos palcos", avisa.
(Por Raisa Carlos de Andrade)