Paulo André vem sendo apontado como "palmiteiro" - pessoa negra que só gosta/prefere se relacionar romanticamente com brancas - desde o início do "BBB 22", dentro e fora da casa.
No programa, Maria chegou a "brincar", em tom de deboche, que o velocista "palmitava" após começar a flertar com Jade Picon após sua entrada tardia na casa.
Na web, o assunto foi se intensificando e a relação dos dois gerou várias polêmicas desde que o romance, que ficou restrito ao "BBB 22", deslanchou.
As acusações de que PA priorizaria relações com mulheres brancas ficaram ainda mais fortes quando a mãe de seu filho, Thays Andreata passou a aparecer.
A polêmica voltou à tona em comentários de uma postagem sobre o novo dueto de Paulo André com Arthur Aguiar na última festa do "BBB 22".
Os fãs se animaram com a parceria musical e, dentre comentários exaltando o atleta, uma usuária do Instagram soltou: "Pena que é palmi."
"Não acho a Jade uma pessoa massa pra ele, mas falar 'pena que é palmi' é uma insensibilidade... Qual o problema dele ficar com uma mulher branca?", perguntou um outro internauta. E se explicou em seguida.
"Eu realmente queria entender! Mas já postaram emoji rindo... Complicado o diálogo, não tô ditando nada, queria realmente saber o problema do cara ter ficado com uma mina branca (não por ela ser escrota como eu acho; mas simplesmente por ser branca)", disse.
"Vou ficar aguardando algum artigo, explicação, argumento aqui pra tentar entender. Eu acho muito sem noção isso de 'único defeito dele é ser palmiteiro e ficar pegando branca' problemático para caramba por sinal..", concluiu.
Uma internauta decidiu então responder e explicar. "Nem é questão de ser um problema, é um fato mesmo, homens negros e bem sucedidos tendem a achar que ascensão completa na vida é estar com mulheres brancas", disse a moça.
"E nem é só o PA, ou vai dizer que tu nunca viu a piada da loira CBF, aí vão dar uma volta e dizer sobre as mulheres negras, mas não se compara, para você pode ser besteira, mas no contexto geral, é um fato apenas...", completou.
Os comentários se seguiram e jovem, identificada como @fehs30 na rede social passou a refletir sobre as dores de mulheres negras com a construção de autoestima.
"Hoje em dia nós negros usamos isso [termo palmitagem] como gozação, porque você deve lembrar na sua época de escola, que nós, as meninas negras da sala, eram sempre as mais feias, a que os meninos zoavam, que ninguém nem queria ficar", disse.
"Nós crescemos vendo em todos os lugares que o bonito sempre foi as meninas brancas. (...) Graças a Deus nos últimos anos, buscamos a nossa autoestima (...) quando vemos um negro que chegou lá' e ao invés de enaltecer um dos seus, sempre preferem quem sempre desdenhou de nós", prosseguiu.
A fã conclui com uma reflexão: "O x da questão é, por que que, para ser aceito e validado nesses meios tem que ser com uma mulher branca? A problemática tá aí, por que ainda se busca essa aceitação, disfarçada de 'gosto pessoal'", escreveu.
Paulo André já esteve envolvido em polêmicas diversas no "BBB 22", ainda que mantenha postura amigável no jogo.
A mais recente do atleta foi de quando Tadeu Schmidt reclamou de suas atitudes na última Prova do Anjo, e o áudio do apresentador com críticas acabou vazando e se tornou viral na web.
No romance com Jade, alguns apontaram que a influencer só se aproximou do velocista para se beneficiar no jogo. A situação foi rebatida por ela em mais de uma ocasião desde sua eliminação.
Além disso, o velocista acaba de perder sua bolsa atleta, privilégio polêmico que permeou toda sua trajetória no programa até então.