O ator Bernardo de Assis, que é trans e interpreta Catatau na novela "Salve-se Quem Puder", desabafou sobre ataques de ódio sofridos na internet. Bernardo protagonizou o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis na TV aberta. Ele contou que os ataques que sofreu incluíram ameaças de violência física e aconteceram após o Dia do Orgulho LGBTQIA+, no dia 29 de junho.
Em entrevista à revista "Quem", Bernardo contou sobre o sentimento de sofrer ataques na web. "Vou ser honesto. Esperava (os ataques), mas não estava preparado. A gente imagina que vai ter hater, principalmente quando se é da comunidade, está acostumado a ser atacado, mas eu não estava preparado para ser atacado dessa maneira. Foi uma onda de ódio e nenhum tipo de afago, carinho", contou o ator, que vive a reta final da novela das sete.
"O primeiro impacto foi assustador. Depois vieram algumas mensagens de apoio. Mas foi uma coisa horrorosa e invasiva que eu não estava esperando. Estava de boa e de repente entrei no meu Instagram e fui bombardeado, pessoas me ligando, descobriram meu telefone, meu endereço, me ameaçaram. Abordaram pessoas da minha família. Um verdadeiro pesadelo", continuou ele.
Bernardo constata que o mais triste foi ter vivido tudo isso um dia após a data de celebração do Orgulho Gay. Lamentou o fato de ter visto tantas empresas e pessoas demostrando respeito e apoio à comunidade, e logo em seguida sofrer os ataques. "No dia seguinte fui massacrado. Tiveram algumas mensagens ameaçando dizendo que sabiam onde eu morava e me mostraram meu endereço e eu printei por segurança", revelou.
Juliana Alves que vinha curtindo a quarentena com a filha, com direito a corte com franja em casa, estrela a única novela inédita na atual grade da TV Globo. Sua personagem em 'Salve-se Quem Puder', se chama Renatinha e vive um romance com Catatau, personagem de Bernardo de Assis. Eles serão protagonistas do primeiro beijo entre um homem trans e mulher cis na televisão, no capítulo previsto para ir ao ar dia 14 de julho.
O ator já havia comentado sobre a importância do momento na novela. Na nova entrevista, Bernardo comentou que sonha ir além.
"Quero ser reconhecido pelo meu trabalho, conquistar novas oportunidades. A gente precisa desconstruir a distinção de pessoas pelo gênero delas. É muito importante termos pessoas aliadas e falarmos sobre esse tema para a massa, como na novela. Que o público possa conhecer cada vez mais narrativas de pessoas trans e nossas vivências sejam mostradas também de maneira positiva. Há esperança de que um dia essa situação mude", desejou.