A novela "Salve-se Quem Puder" está cheia de novidades nessa reta final. Após exibir cena entre mãe e filha, com participação especial da filha de Deborah Secco, a novela do horário das sete da TV Globo terá beijo LGBTQIAP+. A novidade é que será a primeira vez que um beijo entre um homem transgênero e uma mulher cisgênero acontece na TV aberta.
O beijo será entre a personagem Renatinha (Juliana Alves) e Catatau (Bernardo de Assis). Os dois se aproximaram desde que Renatinha parou de correr atrás do ex, Rafael (Bruno Ferrari). Na reta final da novela, quando Luna será dopada e agredida, o estagiário a fará enxergar seu valor e ela acabará se apaixonando por ele.
A cena do beijo está prevista para ir ao ar dia 14 de julho, próximo aos últimos capítulos da novela, que será substituída pela reprise de "Pega-pega". Por conta da Covid, as gravações da inédita "Quanto Mais Vida Melhor" acabaram atrasadas e a Globo decidiu reprisar a novela de 2017.
Em entrevista ao jornal "Extra", Bernardo falou sobre sua transição e como se sente com o sucesso nas telas. O ator de 26 anos contou sobre o processo de se entender. "Durante minha infância e adolescência, eu não tive referências de pessoas trans. Sentia incômodos com o meu corpo e com algumas ideias, mas achava que era algo particular", contou ele.
"Aos 15, escutando as palestras e lendo os livros do João W. Nery (psicólogo e ativista), percebi que o sofrimento dele era igual ao meu. E que havia um nome para tudo aquilo (transexualidade)", completou Bernardo. Ele ainda contou sobre o processo em si. "Minha transição começou no ano de 2016, aos 21 anos, tomando hormônios. Um ano depois, fiz a mastectomia. Foi libertador, porque os seios sempre me incomodaram muito, eu usava faixa compressora para escondê-los, e machucava".
Em pleno Mês do Orgulho LGBTQIA+, o beijo representa um marco. "Eu e Juliana conversamos sobre a importância de os nossos personagens, uma mulher negra e um homem trans, ficarem juntos. É um casal emblemático. Quando Renatinha assume Catatau para o mundo, não está falando só 'Eu estou com ele', mas também 'Não importa o que pensem, nós vamos exercer a nossa afetividade'", comentou Bernardo.
Nos próximos capítulos, a paixão entre Renatinha e Catatau continuará esquentando, até explodir com um beijão para calar o preconceito dos ex-colegas de ginástica artística dele. "Chega! Ninguém mexe com o meu macho!", dirá ela.
"Estou ansioso para assistir ao final dos dois. É revolucionário, ainda mais numa novela das sete. Já fiz cenas parecidas em outros trabalhos, mas nenhuma com essa importância. Os telespectadores vêm acompanhando a trajetória de Renatinha, preconceituosa e arrogante. Amada por Catatau, ela se redime. Assim como esse amor transforma a personagem de caráter duvidoso, outras pessoas podem passar pelo mesmo", refletiu Bernardo.