José Condessa deixou o elenco da novela "Salve-se Quem Puder", trama na qual vivia Juan, ex-namorado de Luna/Fiona (Juliana Paiva). A informação é da colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta quinta-feira (11). Segundo a publicação, havia um acerto entre o ator português e a emissora carioca para que que o artista voltasse ao Brasil em agosto para retomar os trabalhos no folhetim das sete. As gravações de "Salve-se..." foram suspensas em meados de março por conta da pandemia do novo coronavírus, assunto que será ignorado pelos personagens na "segunda temporada".
Condessa decidiu protagonizar uma novela em seu país natal, na TVI, e, segundo a colunista, não avisou a emissora carioca. Daniel Ortiz, autor da trama, precisou reescrever aproximadamente 40 capítulos. Com isso, as tramas envolvendo Luna, Téo (Felipe Simas), com quem a mocinha terá a primeira noite de sexo, vão ser alteradas. Ao ser paralisada em 28 de março, "Salve-se..." mostrou Juan e o ex-sogro, Mário (Murilo Rosa), embarcando para o Brasil. Já em São Paulo, Luna e Juan se reencontrariam e a fisioterapeuta revelaria que se apaixonou por outro homem, sem entregar o nome de Téo, enteado de sua mãe, Helena (Flávia Alessandra).
Só na segunda quinzena de julho as gravações das tramas da emissora devem ser retomadas. Já se sabe que muita coisa vai mudar. Além de um controle rígido de entrada nos estúdios, cenas noturnas devem ser evitadas, bem como as sequências envolvendo abraços, beijos e sexo. Os autores estão sendo aconselhados a evitarem sequências envolvendo crianças e animais. Em "Salve-se...", por exemplo, Alan (Thiago Fragoso) tem dois filhos pequenos e as crianças possuem um ratinho de estimação.
A Globo já confirmou que a até então trama das nove terá seus 102 capítulos exibidos resumidos em duas semanas. Eles irão dividir o horário com a reta final de "Fina Estampa" em setembro. A ideia da emissora é ter uma frente considerável de capítulos para evitar que "Amor de Mãe" precise sair do ar novamente em caso de nova quarentena. Ao contrário do que foi pensado, o folhetim será exibido de segunda a sábado e não só três vezes por semana. Com a pandemia, a Globo adiou para 2021 a estreia da nova "Malhação". "Nos Tempos do Imperador", sequência de "Novo Mundo", segue com data de lançamento indefinida. Por tabela, "Além da Ilusão", com Larissa Manoela, e "Um Lugar ao Sol", protagonizada por Cauã Reymond e que teria começado mês passado, estão no mesmo patamar.
(Por Guilherme Guidorizzi)