A Globo vem repensando todos os detalhes para reabrir seus estúdios provavelmente no mês que vem. Um documento foi produzido e prevê uma série de medidas de segurança para a retomada dos trabalhos, paralisados há quase três meses. A emissora carioca ainda não definiu quando as tramas voltam ao ar e há a hipótese dos folhetins serem exibidos apenas três vezes por semana a partir de setembro. Segundo a colunista Carla Bittencourt, do jornal "Extra", nesta terça-feira (9), os autores foram orientados a evitar a gravação de cenas noturnas.
Além disso, o protocolo fala em seu primeiro item em "restringir cenas de contato físico". Essa questão é a que mais tem feito os autores a quebrarem a cabeça. Fora as sequências desse tipo e à noite, pede-se que atores do grupo de risco e figurantes tenham menos espaço nas novelas, bem como crianças e animais. Também há observação para as cenas que envolvam consumo de comida. Desde que as gravações foram suspensas, a Globo já cogitou deixar de lado a abordagem da pandemia do novo coronavírus em "Salve-se Quem Puder", enquanto que em "Amor de Mãe" o tema seria citado através de Lurdes (Regina Casé).
O surto da Covid-19 mexeu também com a parte de entretenimento da emissora carioca. O "Mais Você" foi ao ar pela última vez em 13 de março, porém Ana Maria Braga já negou se sentir alvo de boicote, uma vez que o "Encontro" retornou à grade em abril. Nesse mês, Angélica estrearia o seu novo programa nas tardes de sábado, o "Simples Assim". Agora, a estreia pode ficar para 2021. O "Se Joga" corre o risco de ser extinto, e Fernanda Gentil retornou ao ar com um quadro no "É de Casa", que perdeu Zeca Camargo. O jornalista deixou a Globo após mais de 20 anos. "Altas Horas" e "Domingão do Faustão" seguem com reprises, enquanto o "The Voice Kids" foi paralisado. A partir deste domingo (14), as reprises do futebol dão lugar a filmes na sessão "Campeões de Bilheteria".
Com uma frente maior de capítulos, a emissora paulista só tirou "Amor Sem Igual" do ar em abril. Agora, a Record TV planeja retomar os trabalhos com um número menor de figurantes, mas a data não foi definida. As estreias de "Gênesis" e "Canta Comigo Teen" devem ficar para 2021 assim como as novas temporadas de programas como "Power Couple" e "Dancing Brasil" e o lançamento do reality "A Ilha". Já "A Fazenda 12" começa em setembro, mas inicia o confinamento em hotel com 15 dias de antecedência para preservar os futuros peões.
(Por Guilherme Guidorizzi)