Em 2012, Antonia Fontenelle chamou a atenção ao cruzar a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, como rainha de bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Com elegância, a atriz deixou seu nome registrado na história do Carnaval carioca. Na folia deste ano, no entanto, Antonia não apareceu. Mas isso não se repetirá em 2014.
"Fiquei cinco anos na Grande Rio, um na Mocidade e um ano fora por causa do falecimento do Marcos (Paulo, seu marido). Agora eu vou voltar", anuncia ela, em conversa com Purepeople. "Só não posso dizer ainda como e onde porque estou no meio de uma negociação. Mas estou voltando ao Carnaval porque estou voltando à vida. Amo Carnaval. É o maior palco teatral em que eu já me apresentei", diz.
O mistério em torno de sua volta à folia é tanto que Antonia não pode contar nem se voltará novamente como rainha de bateria ou destaque. "Tudo é possível", diz, rindo. "Mas até hoje falo com meus amigos da velha guarda da Mocidade e o Jayder (Soares, presidente de honra da Grande Rio) já me disse que meu lugar está reservado para quando eu quiser voltar".
E a preparação para seu retorno ao sambódromo carioca já começou. "A cobrança será maior independente do cargo ou da escola em que eu esteja. As pessoas têm como referência a última vez que desfilei como rainha de bateria da Mocidade. É natural compararem, então quero fazer bonito", conta.
"Estou malhando o máximo que posso e me alimentando direitinho para quando chegar a hora não ter que ficar naquela loucura. Mas ultimamente está difícil porque tenho viajado muito. Não estou tendo tempo para ir à academia todo dia", diz. "Mas, quando estiver faltando um mês para o Carnaval, vou parar tudo e me dedicar para isso. Meu corpo responde rápido ao treino".
(Por Anderson Dezan)