Ana Maria Braga revelou ter sido consolada pelo neto Bento, de 8 anos, após a morte de Tom Veiga, que dava vida ao Louro José e com quem trabalhou por 23 anos. O ator foi enterrado em São Paulo nesta quarta-feira (4) em cerimônia reservada para a família e amigos. "Ele me consolou com uma naturalidade... O Bento disse: 'não pode ficar triste porque é natural isso acontecer, é natural ir embora'", disse a apresentadora no "Mais Você" reproduzindo as palavras do menino, filho de Pedro Maffei (herdeiro dela) e Manuela Corona. Além de Bento, Ana Maria é avó de Joana (de 9 anos) e Maria (de 6), ambas filhas de sua filha, Mariana.
Ainda no matinal, a apresentadora voltou a se emocionar ao falar do sepultamento de Tom, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico. "A perda de uma pessoa querida é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar. A gente sente aquele baque, ainda mais quando é uma morte súbita, como foi a do Tom. O funeral tem um papel muito importante para nós", salientou. "Saí do cemitério com sensação angustiante diante da finitude de todos nós. Mas essa sensação oferece para a gente uma oportunidade de olhar a vida com mais carinho", prosseguiu.
Irmão do ator, Sérgio Veiga agradeceu as mensagens enviadas pelos fãs após o enterro de Tom, sepultado ao lado dos pais após velório no Rio de Janeiro. "Não tínhamos sequer noção do quão amado o meu irmão era. Por amigos, pelo Brasil todo. Foi uma onda de carinho. Ajudou a aliviar a dor que a gente está sentindo. Queria agradecer as orações, os beijos e abraços", se manifestou.
Nesta semana, a apresentadora afirmou que teve uma conversa com um espiritualista antes de entrar no ar para lidar da melhor maneira com a morte do seu parceiro de programa. "Ele já cumpriu a sua missão na Terra. Quando você vem para cá, ou está voltando para uma escola ou está preparado para ajudar as pessoas, fazer as pessoas felizes, fazer doação. Em outros casos, você pode estar aqui em uma prisão. Mas, se você já aprendeu nessa escola ou se libertou dessa prisão, é hora de você se libertar e partir", explicou, acrescentando que passaria a pensar nos bons momentos que viveu junto com o responsável pela voz e manipulação do Louro José.
A parceria entre Ana e Tom começou depois que a apresentadora decidiu incluir um mascote no "Note & Anote" para agregar o público infantil que acompanhava desenhos animados na Record TV. Por eliminação a equipe pensou em um papagaio e o ator foi escolhido pela própria Ana após ele divertir a equipe da atração ao manipular o fantoche.
(por Guilherme Guidorizzi)