Ana Maria Braga escapou por pouco de perder a batalha contra um câncer de pulmão, diagnosticado em janeiro de 2020. A revelação foi feita por Antonio Buzaid, oncologista que tratou da apresentadora, durante o "Mais Você" desta terça-feira (1º). Durante o tratamento, a doença se espalhou por outras partes do corpo da comunicadora, que largou o cigarro, e as chances de cura eram de 10% a 20%.
"É um depoimento que eu nunca contei, mas também não escondi nada de ninguém. Não existe melhor exemplo sobre a importância da imunoterapia do que o meu. Eu sou uma remanescente dos vários cânceres", afirmou Ana Maria. Além dos tumores no pulmão, a apresentadora já venceu diagnósticos da doença na pele e no reto.
No matinal, no qual quebrou o protocolo a respeito de sua ida à RecordTV, Ana Maria explicou os passos seguintes à detecção do tumor pulmonar. "Tive um câncer de pulmão, fiz tomografia e, como parte do controle, eu precisaria fazer de tempos em tempos esse exame. O doutor identificou no passado dois tumores pequenos, e eu fui tratada com cirurgia e radioterapia", apontou.
Sem entrar muito em detalhes do tratamento, Ana Maria Braga contou o duro diagnóstico que recebeu há pouco mais de três anos e meio. "Em janeiro de 2020, a tomografia mostrou um quadro mais grave, porque ele já veio com metástase em outras partes do corpo", afirmou. Já o médico que cuidou da artista reforçou a gravidade do quadro clínico da apresentadora, que iria contrair a Covid-19 em três ocasiões até fevereiro deste ano.
"Você sempre manteve a compostura. Era uma situação preocupante, teríamos que iniciar a quimio com imunoterapia. A porcentagem de ir bem na época era de 10% a 20%, não era muito alta. Na época, era grave", frisou Buzaid. A dona do Louro Mané lembrou ainda um pensamento em conjunto com Heloísa Périssé.
"Você está entrando numa guerra. Vou te dar as armas, mas você só vai lutar se fazê-las lutar. Sua cabeça tem que botar essas armas para funcionar. Quem comanda tudo é a nossa cabeça, eu contei com muitos médicos competentes também. Mas se você não acreditar em você mesmo, fica mais difícil. Nunca deixei de acreditar", finalizou.