O futuro de Xuxa na TV segue indefinido. Sua possível saída da Globo ainda não foi oficialmente confirmada e a Record a quer em um programa feminino. Com isso, aumenta a cada dia o número de amigos da apresentadora que torcem por uma reconciliação dela com a diretora Marlene Mattos. Segundo o colunista Flávio Ricco, do jornal "Diário de S. Paulo", os amigos apostam que, ao retomar a amizade, Xuxa se reencontraria com o sucesso na televisão.
Marlene foi a diretora da apresentadora por 18 anos, desde a Manchete, e comandou os dois programas de maior sucesso nos 28 anos da loira na Globo: "Xou da Xuxa" e "Planeta Xuxa". Esse último está sendo reprisado atualmente no canal pago Viva.
Xuxa e Marlene romperam em 2002 e nunca mais se falaram. Na época, a apresentadora não apresentava mais o "Xuxa Park" por causa do incêndio que atingiu o programa e estava no ar apenas com o "Planeta Xuxa". Sasha - afilhada de Marlene - tinha quatro anos na época e a apresentadora queria fazer algo para o público infantil. A diretora discordou, achava que a fase para crianças tinha passado, mas não teve jeito... A parceria chegou ao fim e "Xuxa no Mundo da Imaginação" entrou no ar na Globo, patinando na audiência.
Marlene dirige programa em Goiânia
Marlene Mattos saiu da Globo em 2004 e ainda dirigiu programas de Preta Gil, na Band, e Netinho de Paula, no SBT, mas ambos acabaram saindo do ar. Com 73 anos, hoje em dia, ela administra a carreira de artistas e dirige um programa de variedades exibido em Goiânia, chamado "Pedágio". Ela também é dona de uma escola de etiqueta no Rio de Janeiro.
"Acredito no princípio da impermanência. Nem tudo o que é bom precisa durar. Parcerias acabam, casamentos acabam... É normal. As águas foram turbulentas e, com o tempo, se acalmaram. Melhor deixar assim", disse Marlene, no ano passado, ao romper o silêncio em entrevista à "Veja" e falar do rompimento com Xuxa.
Inflamação no pé afastou Xuxa da TV
Após "Xuxa no Mundo da Imaginação", que ficou dois anos no ar, a apresentadora iniciou o "TV Xuxa", que chegou a deixar de ser exibido e voltou remodelado em novo dia e horário. O programa, no entanto, nunca foi sucesso absoluto e até perdeu em audiência, em 2012, para a exibição do desenho "Pica-Pau", na Record.
Em janeiro de 2014, o "TV Xuxa" chegou ao seu fim derradeiro e a apresentadora se despediu na telinha para cuidar de uma sesamoidite, inflamação que atinge ossos do pé devido ao uso contínuo de salto alto. Por causa do afastamento, a apresentadora teve que usar uma bota ortopédica e só deixou o acessório em novembro, com comemoração nas redes sociais.
Quando ainda estava usando a bota, ela participou do programa "Altas Horas" e disse não saber quando voltaria à TV. "Se eu for fazer programa, vou ter que ficar muito tempo sentada e não é legal. E agora tem TV a cabo... Acho que vou me dedicar aos meus DVDs mesmo. Acho que não volto para a TV nem em 2015", disse ela.