Após muito burburinho, o dia da estreia de Xuxa na Record está chegando. Com roupas desenhadas pela filha, Sasha, a apresentadora volta à TV com uma atração que leva o seu nome nesta segunda-feira (17), às 22h30, ao vivo. Proibida de falar sobre religião, ela terá um quadro sobre sexo, o "Cama Xutra". O primeiro programa traz uma entrevista com Tom Cruise. Outro famoso já entrevistado por ela foi o surfista Gabriel Medina.
O momento marca o fim de uma longa história iniciada em 30 de junho de 1986, data em que Xuxa saiu pela primeira vez de sua nave rosa, cantando "Amiguinha Xuxa". Ali estreava o "Xou da Xuxa", sucesso que alçou a apresentadora ao estrelato, após um início de carreira como modelo e apresentadora do "Clube da Criança", na extinta Rede Manchete.
Graças à atração infantil, a loira lançou brinquedos, filmes e sete discos, com sucessos como "Ilariê", "Arco-Íris" e "Abecedário da Xuxa". O sonho de quase toda criança daquela época era ir ao programa tomar café da manhã com a rainha dos baixinhos e mandar um beijo para o pai, outro para a mãe e um especialmente pra ela. Quadros do "Xou", como "Bobeou, Dançou" e "Paradão da Xuxa", fizeram tanto sucesso que ganharam programas solo, em 1989 e 1992, respectivamente, mas duraram apenas meses.
Fim do 'Xou' e início das atrações semanais
Em 31 de dezembro de 1992, mesmo com todo êxito, o "Xou da Xuxa" chegou ao fim. Em entrevistas da época, a apresentadora justificou que tinha que dar oportunidade para outras pessoas após tanto tempo de programa. Ela também queria se dedicar à carreira internacional: negociava um programa nos Estados Unidos, apresentava uma atração na Espanha e gravava outro show de TV na Argentina, exibido com sucesso no país e em mais 16 países da América Latina.
Com tanta repercussão, Xuxa ditava suas vontades na Globo e a emissora as acatava. Resultado: tirou férias de cinco meses e negociou um programa mensal voltado para a família. Com isso, em maio de 1993, voltou ao ar - nos domingos à tarde - com o programa "Xuxa", tendo Hebe Camargo como convidada especial. A nova atração, no entanto, não fez sucesso e chegou ao fim em outubro do mesmo ano. O primeiro fracasso da rainha no Brasil fez acender o alerta. Ela tratou de encerrar o programa que fazia havia três anos na Argentina e voltou a se dedicar ao seu país.
Com isso, em junho de 1994, a apresentadora retorno à fórmula do "Xou" e lançou o "Xuxa Park", com brincadeiras, desenhos animados e números musicais. Exibido aos sábados pela manhã, o programa se manteve no ar até 2001, quando um incêndio provocado por um curto-circuito atingiu o cenário, deixando 26 pessoas ficaram feridas. Os piores casos foram os de Thamires Gomes Valleja, de 7 anos, que ficou presa numa roda-gigante, e de Leonilson Vieira, segurança particular de Xuxa, que resgatou a menina. Após um longo período de internação e operações plásticas, ambos se recuperaram.
Fase adolescente com "Planeta Xuxa"
Em 1995, em meio às gravações do "Xuxa Park", a Globo lançou o "Xuxa Hits". O programa de atrações musicais, exibido aos domingos, era inspirado em um quadro do extinto "Xou da Xuxa", mas ficou apenas três meses no ar. Em 1997, o show de TV voltou repaginado com o nome "Planeta Xuxa", aos sábados à tarde. Com isso, a rainha aparecia na grade da Globo antes do almoço, com o "Xuxa Park", e depois também! Tanta overdose, fez o canal mudar o dia de exibição do "Planeta", no ano seguinte, para os domingos.
O programa foi o maior sucesso de Xuxa, após o "Xou". Na atração, ela fazia entrevistas picantes no quadro "Intimidades", mudava o visual da plateia no "Transformação" e recebia cantores e bandas com hits da época. Nesse período, a apresentadora ficou grávida de Sasha, anunciou a gestação ao vivo no "Domingão do Faustão" e teve uma matéria de dez minutos sobre seu parto exibida no "Jornal Nacional". Durante sua licença-maternidade, amigos da loira, como Ivete Sangalo e Alexandre Pires, se revezaram na apresentação.
Assim como o "Xou", o sucesso também chegou ao fim, desta vez, em junho de 2002. Com sua filha com quatro anos e já sem o "Xuxa Park", a apresentadora se cansou de falar apenas para o público adolescente. Queria voltar às origens - ainda mais com uma integrante do público infantil dentro de casa. Marlene Mattos, sua empresária e diretora por 18 anos desde a Manchete, discordava, achava que a fase para crianças tinha passado. Mas não teve jeito... A parceria chegou ao fim e, em outubro daquele ano, "Xuxa no Mundo da Imaginação" entrou no ar diariamente nas manhãs da Globo.
Programa reformulado e sem espaço na grade
Concebido com a ajuda de educadores e profissionais especializados e voltado para um público de até 10 anos, "Xuxa no Mundo da Imaginação" durou dois anos aos trancos e barrancos. Inicialmente com um visual lúdico, a atração não se mostrou uma decisão acertada e precisou de ajustes (trazendo brincadeiras para o palco no estilo 'Xou'). Mesmo assim, sempre perdia na audiência para o rival "Bom Dia & Cia.", do SBT, e, assim, se despediu da telinha.
Disposta a não desistir da rainha dos baixinhos, a Globo trouxe a apresentadora de volta em abril de 2005 com o "TV Xuxa". Enquanto Angélica e Eliana já apresentavam programas adultos, ela ainda insistia em uma atração dedicada às crianças com brincadeiras, desenhos animados e números musicais. Só que a velha fórmula que fazia sucesso entre as décadas de 80 e 90 não tinha mais tanto apelo com a nova geração e, em dezembro de 2007, chegou ao fim, dando lugar ao desenhos da "TV Globinho".
Em maio de 2008, o "TV Xuxa" voltou remodelado, em um formato de auditório para a família, semanalmente, aos sábados pela manhã. A partir de 2011, passou a ser exibido na parte da tarde até ter seu fim derradeiro em janeiro deste ano. A rainha dos baixinhos precisou se afastar da TV por causa de uma inflamação nos ossos do pé. Mesmo já curada, ela deixou de usar a bota em novembro e precisa evitar salto alto. Por isso, planeja um visual boyish na atração da Record.