Pelo Outubro Rosa, Alice Bastos Neves apresentou o "Globo Esporte", do Rio Grande do Sul, sem peruca. Em campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a jornalista foi diagnosticada com a doença no início do ano e está fazendo as últimas sessões de radioterapia como prevenção. Do dia 1º de outubro em diante, a apresentadora vai mostrar as madeixas curtinhas ao natural e contar sua jornada com os telespectadores através da série especial intitulada "Vitórias", que retrata mulheres que encontraram no esporte a ajuda para seguir firme no tratamento com esperança.
Ao estrear a série, Alice Bastos comentou sobre a decisão de aparecer sem a sua peruca. "Meu visual está diferente, né? Deixei de lado a peruca que me acompanhou nos últimos meses e assumi essa cabeça com os cabelos voltando a crescer para falar sobre um tema muito importante, o Outubro Rosa. Conscientização e prevenção ao câncer de mama. E isso pode ter tudo a ver com esporte. Decidi dividir meu diagnóstico de câncer de mama com o público no Globo Esporte, lá no início do ano, porque achei que seria justo com quem gosta de mim e do meu trabalho", disse.
Mesmo em meio ao tratamento, Alice Bastos não quis deixar de comandar o "Globo Esporte". "Achei seria justo com quem gosta de mim e do meu trabalho. E também porque preferi continuar trabalhando durante o tratamento e queria que as pessoas soubessem o que estava acontecendo, tanto nas mudanças físicas, quanto em alguma eventual ausência ou abatimento. Durante toda a quimioterapia recebi um enorme apoio de todos os lados. Foram muitas mensagens lindas, carinho, orações, e sou muito grata por essa onda de amor que chegou até mim. Agora estou terminando as radioterapias, que são o fim da parte principal do tratamento. Casualmente, essa etapa coincidiu com o Outubro Rosa, o mês dedicado à conscientização da prevenção ao câncer de mama", acrescentou.
Em seu perfil do Instagram, Alice Bastos alertou suas seguidoras sobre a importância do autoexame. A atriz e modelo Fernanda Motta descobriu o câncer de mama fazendo o toque durante o banho. "Toquem-se.
Façam seus exames preventivos e empoderem-se. Acreditem nas suas belezas particulares e na beleza de cada momento da vida. Por cada uma delas, por todas nós. Para que possamos entender de vez que somos mais do que qualquer estereótipo ao qual tenhamos nos acostumado, a carequinha vai seguir todo dia na telinha com vocês", disse. Tatuagem e micropigmentação também podem resgatar a autoestima de pacientes após câncer de mama.
(Por Rahabe Barros)