Quando a notícia de que José alfredo vai morrer no fim da novela "Império" foi divulgada, houve tanta reclamação por parte do público que Aguinaldo Silva se dispôs a considerar a possibilidade de mudar o destino do protagonista. Porém, Alexandre Nero , intérprete do Comendador, acredita que a morte é o melhor desfecho para o personagem. "Eu gostaria que ele morresse. Acho bonita a morte heroica", afirma.
Os telespectadores que estão em campanha para que Zé Alfredo não morra e tenha um final feliz no final da novela das nove podem se surpreender com a torcida inversa de Alexandre Nero, o rosto por trás do "homem de preto" durante esses oito meses de trama. O ator espera que o Comendador não sobreviva ao embate com o o filho mais velho e que José Pedro (Caio Blat), ou Fabrício Melgaço - seu pior inimigo, acabe com a vida do Imperador.
Enquanto muitas informações sobre o final do folhetim já saíram na imprensa, o autor garante que o verdadeiro desfecho está guardado em um cofre, a sete chaves. Apesar disso, as cenas já divulgadas continuam sendo gravadas pelo elenco, sem alterações. Se tudo seguir o roteiro já conhecido, após sua morte, as cinzas de José Alfredo serão jogadas no Monte Roraima e o comando da "Império das Joias" será assumido por João Lucas (Daniel Rocha), o caçula da família.
'A morte faz parte da vida. Morrer é a única certeza'
Em entrevista ao site oficial da trama, Alexandre Nero declara sua torcida pela morte do Comendador e a justifica: "Eu gostaria que ele morresse. Acho bonita a morte heroica. Só os fracos ficam vivos. Um herói morre! As pessoas falam da morte como se fosse uma coisa ruim. Acho uma pena isso. A morte faz parte da vida. Morrer é a única certeza. Torço para que o Comendador não volte vivo (do confronto com José Pédro)".
O ator sabe que a torcida do público para que o protagonista permaneça vivo, contudo, pondera: "As pessoas querem um final feliz, mas acho que a dramaturgia perde com um final feliz". Se o roteiro preestabelecido for ao ar no último capítulo, antes de ser morto pelo filho, Zé vai matar Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), que também é um de seus rivais.
Após gravar a cena do crime de seu personagem, Nero elogia a cena do duelo: "Foi justa e foi bonita. Muito belo o que o Carmo fez. Achei bem legal o ódio do Comendador em relação ao Maurílio, ele foi um cara que passou a perna, encheu o saco do Zé por muito tempo. O ódio que o Comendador sentiu na cena foi muito legal. Gostei da cena, acho que vai ficar muito bonita".