Mariana Ximenes foi escalada para interpretar a vilã da novela das seis "Amor Perfeito", que estreia no primeiro trimestre em 2023. Será a personagem da atriz, Gilda, a responsável pela prisão de Maria Elisa/Marê (Alanis Guillen) na obra de Duca Rachid e Julio Fischer baseada no livro "Marcelino Pão e Vinho" (1953). Além de Alanis, "Amor Perfeito" reúne outro ator de "Pantanal".
Na sucessora de "Mar do Sertão", Gilda é madrasta de Maria Elisa e disputa com ela não só o poder como um mesmo homem, Orlando. Além disso, a víbora ambiciosa e sensual ao extremo é casada com Leonel (Felipe Camargo), mas se envolve com Gaspar, noivo de Maria Elisa, e se passa por uma mulher sem maldade, mostrando um lado de mulher ideal e "boadrasta".
"Amor Perfeito" é uma das estreias da Globo para 2023 no ramo das novelas. Na faixa das sete estão previstas "Vai na Fé" e "Fuzuê". A primeira deve entrar no ar em janeiro e marca o primeiro trabalho de Jean Paulo Campos, o Cirilo de "Carrossel" (2012) na emissora.
A segunda deve reunir Murilo Benício e Marina Ruy Barbosa. E às nove, "Terra Vermelha" traz Johnny Massaro e Caio Castro como irmãos e rivais.
Já em relação a "Amor Perfeito", os atores que vão viver Orlando e Gaspar não foram escalados ainda. No decorrer da história que pode contar com Daniel de Oliveira, Gilda consegue colocar a culpa em Maria Elisa pelo assassinato de Leonel.
A jovem, claro, é incriminada, contudo consegue anular o julgamento e retorna à São Jacinto para duelar contra a madrasta. Nesse tempo, Maria Elisa engravida de Domingos, de quem acaba afastada, e agora passa a disputar o amor de Orlando com sua arquirrival, Gilda, de acordo com o "Notícias da TV".
Na Globo desde 1998, a atriz volta a viver uma vilã 12 anos depois da Clara de "Passione". A artista estreou em "Você Decide" e em 1999 fez sua primeira novela na emissora, "Andando nas Nuvens".
Só em 2005 participou da primeira novela das nove, "América". Atualmente, Mariana pode ser vista na nova reprise de "Chocolate com Pimenta" e até sexta-feira na reapresentação de "A Favorita".