
A atriz espanhola Karla Sofía Gascón esteve envolvida em um debate acalorado que pode acarretar na desclassificação de sua candidatura ao Oscar.
É que durante uma entrevista, Gascón fez comentários que foram interpretados por alguns internautas como uma crítica à colega concorrente Fernanda Torres, mas que também expressaram admiração pela atriz brasileira, indicada pelo filme "Ainda Estou Aqui".
"Há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de 'Emilia Pérez'. Isso fala mais deles e do filme deles do que do meu".

Apesar de dizer que Fernanda Torres merecia todo reconhecimento do mundo, a artista criticou dizendo que "equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho de outros como o meu ou o filme porque isso não leva a lugar algum."
A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, órgão responsável pelo prestigiado prêmio Oscar, implementou regras de conduta para todos os participantes e associados aos filmes elegíveis.
Estas diretrizes, que são renovadas a cada edição, têm como objetivo manter a integridade do processo de premiação, cobrindo áreas como comportamento nas redes sociais e em entrevistas públicas.

Essas regras proíbem expressamente o incentivo ou o desencorajamento de votações em qualquer título ou desempenho por meio de comunicações públicas, além de vetar a disseminação de informações falsas. Tal regulamentação se mostra vital considerando a influência das redes sociais na atualidade e o potencial impacto dessas plataformas no processo de premiação.
A Academia tem o papel de decidir se tais comentários violam suas diretrizes. A revista Variety, por exemplo, considerou que as observações de Gascón não desrespeitam as regras, já que não foram depreciativas à atuação de Torres. Contudo, a decisão final cabe à Academia, que examina denúncias através de um processo detalhado antes de qualquer pronúncia.