O ácido hialurônico é um dos queridinhos das amantes de skincare! O ativo ajuda a hidratar a pele, além de estimular o colágeno e prevenir o envelhecimento. Tem como melhorar? Sim! Ele pode ser usado em todo o corpo, incluindo o cabelo. O Purepeople conversou com a dermatologista Sheila Mannarino Fabiano para entender de uma vez por todas como funciona este composto no nosso organismo. Inclua já na sua rotina de beleza!
Você já tem ácido hialurônico no seu corpo mesmo nunca tendo usado nenhum creme com este composto. "É um ativo natural produzido no nosso corpo", destaca a dermatologista. Porém é possível encontrar o ácido em creme, sérum, loção hidratante e fórmulas injetáveis para aumentar a quantidade dessa substância no organismo e potencializar os efeitos dela.
O ácido hialurônico age de diferentes formas no corpo. "Ele atua no contorno da face, lábios e olheiras. Também ajuda a repor o volume das regiões, além de remodelar o rosto, deixando a pele mais iluminada e bonita. Para completar, retém água na pele, dando mais firmeza, melhorando o viço e suavizando as rugas", explica.
O ácido hialurônico pode ser usado no corpo, no rosto e também no cabelo! Assim como na pele, esse ativo vai resultar em uma hidratação mais intensa nos fios. "O nosso cabelo também envelhece e isso é, inclusive, potencializado pela química que usamos", aponta Sheila Mannarino Fabiano. Vale procurar shampoo com ácido hialurônico, mas não esquece de consultar um médico antes!
O ácido hialurônico não representa grandes riscos a saúde, por isso muitas pessoas podem usar. O ideal é sempre procurar um médico para encontrar o produto ideal, mas quem tem a partir de 25 e 30 anos já pode começar a investir. "Pessoas nessa faixa de idade começam a perder o colágeno por isso é bom prevenir. O bom é que essa hidratação serve tanto para homens quanto para mulheres", avisa a dermato.
Se você estiver grávida ou amamentando, o ideal é evitar o uso do ácido hialurônico. "Existe também algumas discussões sobre pessoas que usam corticoide. Quem está fazendo algum tratamento contra o câncer como radioterapia também não é aconselhável. Se o paciente foi mais idoso, também precisa passar por uma avaliação médica. Cada caso é um caso", esclarece Sheila Mannarino Fabiano.
O ácido hialurônico não dispensa o uso de outros produtos na pele. Sozinho, ele não vai fazer milagre e nem cuidar totalmente de você, ok? "O paciente não pode deixar de tomar outros cuidados. O uso de filtro solar, por exemplo, deve ser mantido na rotina assim como o leite de limpeza. Ter uma boa alimentação e dormir bem também é essencial", desmistifica a dermatologista.
(Por Ana Clara Xavier)