Para quem deseja uma pele mais firme, sem rugas e sem flacidez, seja no rosto ou no corpo, os bioestimuladores de colágeno - como é o caso do Sculptra - são a aposta da vez. O colágeno é a proteína que dá firmeza à pele, mas que vai diminuindo sua produção ao longo dos anos. O procedimento tem a proposta de rejuvenescer a pele da forma mais natural possível. "Hoje em dia não se aceita mais resultados como supercorreção como se aceitava antigamente, e é por isso que os produtos definitivos estão saindo do mercado, dando lugar aos produtos absorvíveis. Se a gente desde cedo tratar a pele com uso de bioestimuladores de colágeno de maneira preventiva, a gente consegue, a cada ano que passa, acabar com os efeitos que a gravidade e o sol fazem. Começando depois dos 30, 35 anos, a gente vai impedir que o envelhecimento aconteça", explica Maieve Corralo. Conheça os principais bioestimuladores do mercado!
Um dos bioestimuladores mais conhecidos do mercado é o ácido polilático. De acordo com a especialista, o ativo age através da injeção tanto na via supraperiostial (região do maxilar), subdérmico ou na própria gordura. "Ele age ancorando os tecidos, dando firmeza à pele e, ao mesmo tempo, pela produção mais tardia de colágeno, com resultados entre 30 e 60 dias, a gente também consegue uma volumização leve, e pode ser usado tanto na face quanto no corpo", explica.
Outro bioestimulador de colágeno bastante usado é a Hidroxiapatita, que antigamente era utilizado apenas para dar volume em áreas de estruturas ósseas. Segundo a cirurgiã, há protocolos atuais que permitem utilizar o produto de maneira diluída, que garante à pele mais volume e ativa a produção de colágeno a longo prazo. "Essa associação de volume com produção de colágeno tem sido preferida pelos pacientes porque não precisa esperar os 30, 60 dias da produção de colágeno, já que o efeito volumizador é instantâneo. Então, a gente consegue resultados naturais que vão melhorando no decorrer dos dias", explica a especialista.
Para quem deseja um efeito de longa duração, um bioestimulador recente no mercado é o que une o ácido hialurônico, que é um dos melhores volumizadores, junto com o ácido polilático, que é um dos melhores bioestimuladores de colágeno. "Eles estão há pouco tempo no mercado, mas garantem resultados bons e com maior duração do que os preenchedores usuais. Dependendo da concentração, prometem resultado que duram de 1 até 3 anos".
Os aparelhos também continuam sendo usados para melhorar a flacidez, as rugas e a falta de volume na pele. "Se a gente for falar em estímulo de colágeno na pele, na epiderme e derme superficial, temos o laser de CO2. E falando em estímulo de colágeno nas porções mais profundas da derme, como gordura e musculatura superficial da face, temos o ultrassom microfocado. Esses dois lasers são, em termos de aparelho, os que melhor estimulam o colágeno", explica Maiéve. Além deles, há, ainda, a radiofrequência, que pode ser utilizada no rosto e no corpo, e que estimula o colágeno através de uma lesão térmica.