A Record TV anunciou uma mudança no cronograma de anúncio dos participantes de "A Fazenda 16". Após entregar dicas fortes com uma série de charadas, a emissora confirmou que novos peões serão revelados durante o "Domingo Record" deste domingo (15). A atração é comandada por Rachel Sheherazade, expulsa da última edição do reality show rural.
"Nesta brincadeira, a apresentadora Rachel Sheherazade e Matheus Ceará vão finalmente revelar nomes de peões ou peoas que vão encarar o confinamento e disputar o prêmio de R$ 2 milhões a partir da estreia de 'A Fazenda', nesta segunda-feira (16/09). Um programa imperdível!", diz a nota enviada pela Record.
A princípio, o anúncio dos participantes ocorreria apenas na segunda-feira (16), já na estreia oficial do reality show. A mudança da revelação para o "Domingo Record" foi considerada, por espectadores e sites especializados em televisão, como uma tentativa de salvar a audiência do programa de Sheherazade.
Desde a estreia, no último dia 25, o programa tem amargado números decepcionantes. O site NaTelinha destacou que o último episódio, exibido em 8 de setembro, "transformou a Record em saco de pancada do SBT" e "deu menos audiência que os enlatados", como a sitcom "Eu, a Patroa e As Crianças".
Rachel sofreu uma onda massiva de críticas após ignorar a morte de Silvio Santos, seu antigo patrão, e ainda reagir às cobranças com ironia. De acordo com informações de Gabriel Vaquer, do jornal Folha de São Paulo, a Record já temia que a polêmica pudesse influenciar na repercussão do programa.
De acordo com a publicação, Rachel causou um mal-estar nos bastidores da Record por conta da polêmica e executivos da emissora não viram com bons olhos a indireta. Apesar de compreensivos com as questões judiciais que ela enfrentou com Silvio e o SBT, eles avaliaram que a ex-"A Fazenda" atraiu uma controvérsia desnecessária antes da estreia. Outro fator que pesou foi a boa relação do comunicador com o canal e com Edir Macedo.