Pérola Faria deixou os fãs chocados ao topar fazer mudança radical para novo trabalho na televisão. Escalada para retornar às novelas bíblicas da Record, a atriz raspou o cabelo para viver a rainha egípcia Khen em "Gênesis". Em seu Stories do Instagram, a carioca compartilhou uma série de vídeos inéditos em que mostra todo o processo de transformação, do início ao fim. Nesta temporada de mudanças, Marília Mendonça adotou mega-hair e ficou ainda mais loira, enquanto Larissa Manoela está ruiva para sua estreia na TV Globo.
Diferentemente de Pérola Faria, Marina Ruy Barbosa teve proposta para mudar o visual e não aceitou. Em novela de Walcyr Carrasco, a ruivinha ganhou novo desfecho em personagem ao se recusar raspar o cabelo. "Na época em que surgiu o meu problema com ela, talvez não tenha sido bem combinado. Quando ela viu aquilo, de ter que cortar o cabelo, levou um susto. A gente chegou a avisar no início da novela, mas uma coisa é avisar e outra é uma combinação para a transformação de fato. Hoje, para chamar uma atriz do porte da Marina, você tem que combinar bem o que vai ser feito", disse o autor.
Walcyr Carrasco alegou que para chamar Marina Ruy Barbosa para uma nova trama é preciso estabelecer as condições antes. "Tem que ser um papel que eu ache que tenha a cara dela. Marina é uma grande atriz, mas, hoje em dia, ela é muito forte na internet, e muitos atores, às vezes, não querem fazer um papel negativo porque mexe com a imagem deles em relação a seguidores. Então, tem que ver o que dá para oferecer que deixe a pessoa feliz. Tenho que conversar com ela sobre o papel antes para deixar as coisas claras e bem combinadas", completou.
Fora da TV Globo após 17 anos na emissora, Bruna Marquezine também já recusou papel. Mudando o foco de sua carreira, a famosa dispensou papel de prostituta também em folhetim de Walcyr. "Ela foi na minha casa, supersimpática, e falou: 'não sei se quero viver outra prostituta, porque já tenho vivido papéis assim e não quero me identificar só com isso. Ela colocou o que ela não quer fazer, mas se eu tivesse um papel diferente, eu chamaria, claro... Falou: 'ah, como eu vou me vestir...'. Entendi que ela queria mudar o rumo da carreira. Aí foi e fez aquela novela que era uma princesa. Eu, como ser humano, quero entender que naquele momento, ela não queria viver aquele papel. Daqui a 3 trabalhos, ela pode querer viver", disse, fazendo referência a "Deus Salve o Rei".