A novela "Velho Chico" supera a audiência de suas duas antecessoras, "A Regra do Jogo" e "Babilônia", se forem levadas em conta as 11 primeiras semanas das três tramas. Apesar disso, na semana passada, o folhetim das nove da TV Globo chegou a ser o quinto programa mais visto na emissora carioca. Ficou atrás de "Êta Mundo Bom!", "Totalmente Demais", "SPTV 2ª Edição" e "Jornal Nacional".
De acordo com o colunista Mauricio Stycer, nesta quinta-feira (2), no período, a trama estrelada por Camila Pitanga marcou 28 pontos na Grande São Paulo. Já os folhetins de João Emanuel Carneiro e Gilberto Braga ficaram com 25. Nessa cidade, cada ponto equivale a 69 mil casas. No Rio de Janeiro, onde a medição é equivalente a 43 mil residências, o cenário também é favorável a "Velho Chico", que acumula 30 pontos ante 28 de "A Regra do Jogo" e 29 de "Babilônia".
E no chamado PNT (Painel Nacional de Televisão), que abriga a média de 15 cidades, o folhetim de Bruno Luperi - que afirmou não se preocupar com a audiência - cravou 29 pontos ante 26 das duas antecessoras. Nesse caso, a medição do Ibope é de um ponto para cada 241 mil lares. Os números de "Velho Chico" foram considerados até o dia 28 de maio.
No bastidor, a filha de Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa deixou de assinar a novela por supostas desavenças com Luiz Fernando Carvalho. A autora, porém, negou qualquer mal-estar com o diretor-geral da trama. O profissional não teria, inclusive, atendido pedidos de Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia da Globo, para fazer mudanças na história.
(Por Guilherme Guidorizzi)