A novela "Velho Chico" estreou com estética e direção ousadas, além de cenas de nudez, mas parece que a nova fase da trama das nove não vem agradando a TV Globo. Insatisfeita, a emissora estaria negociando com Luiz Fernando Carvalho, diretor artístico do folhetim, uma série de mudanças, de acordo com o colunista de TV Daniel Castro. Como agravante, a coautora Edmara Barbosa deixou a trama após desentendimentos com o pai, Benedito Ruy Barbosa, segundo a coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de S. Paulo".
Ainda de acordo com o colunista, os executivos da TV Globo encomendaram a Luiz Fernando alterações nas caracterizações Christiane Torloni e de Antonio Fagundes, que já foi criticada por internautas, e nos figurinos de quase todos os personagens. Outro pedido é por mais romance, já que o casal principal da primeira fase, Afrânio e Iolanda, agora vive um casamento cheio de problemas, e o amor proibido de Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) ainda vai demorar algumas semanas para ressurgir, caso os capítulos não sofram alterações.
Com o estranhamento do público, que não reconhece a trama como contemporânea e acha seu ritmo lento, a cúpula da emissora teme pela audiência da novela, que estreou bem no Ibope, mas vem marcando em torno de 30 pontos, e é constantemente superada pelas tramas das seis e das sete, "Êta Mundo Bom!" e "Totalmente Demais"
(Por Caroline Moliari)