Depois de passar dias desaparecido, Santo (Domingos Montagner) será levado por Tereza (Camila Pitanga) de volta à sua casa nos próximos capítulos de "Velho Chico" e contará para a família o pouco que se recorda do atentato que o fez ser dado como morto. Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", desde o momento em que apontam no horizonte do rio, seu reaparecimento causa alvoroço na cidade.
Tudo começa quando a filha de Afrânio (Antônio Fagundes) encontra o líder da cooperativa em uma aldeia indígena e, com um beijo, o faz ressuscitar. A empresária o leva de barco rumo a Grotas e, antes mesmo de atracarem, são vistos por Zé Pirangueiro (José Dumont), que espalha a notícia para os ribeirinhos. "Um milagre, meu filho! Aconteceu um milagre! Santo dos Anjos, delegado...", exclama padre Benício (Carlos Vereza), avisado por Chico Criatura (Gésio Amadeu) da novidade.
"E o que é que tem ele? Acharam o corpo?" questiona Germano (Claudio Jaborandy), autoridade local. "Acharam! E o milagre é que ele está vivo! Santo voltou, delegado, vivo!", responde o religioso. Sem conseguir acreditar na informação, Germano conta a Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), acusado pela mulher de ter planejado o atentado ao agricultar, o deixando preocupado com o regresso.
Santo emociona família e comenta o ocorrido
Ao rever o filho, Piedade (Zezita Matos) chora e demonstra gratidão por Tereza. "Ela trouxe... Ela me trouxe de volta a vida!", revela o agricultor. Recebido por sua família - incluindo os filhos Isabel (Rayza Alcântara), Miguel (Gabriel Leone) e Olívia (Giullia Buscacio), temerosa com sua reação quando souber a verdade sobre a paternidade -, Santo afirma ter sentido saudade de todos e é indagado por Bento (Irandhir Santos) sobre como tudo se deu.
"Eu também não sei, mano. Me lembro de pouca coisa. Lembro de ouvir os tiros, sentir o corpo arder e o sangue quente, seguido de um frio de morte. Não vi nem de onde vieram os tiros", relembra o marido de Luzia (Lucy Alves). "Na hora eu só pensei em me jogar no rio e depois disso apaguei. Daí em diante é tudo uma bagunça, alucinação, misturada com sonho e uma certeza de que eu ia morrer."
(Por Carol Borges)