Nos próximos capítulos da novela "Velho Chico", Afrânio (Antonio Fagundes) e Santo (Domingos Montagner) vão se encontrar por acaso no bar de Chico Criatura (Gésio Amadeu) e o dois irão protagonizar uma discussão. Na cena, o Coronel comemora a vinda de Miguel (Gabriel Leone) para Grotas e oferece uma dose de cachaça para todos presentes, mas o agricultor recusa. "Sujeito vai fazê essa desfeita? Fique e tome uma que tô pagando é pra todo mundo", grita o Saruê. As informações são do "Notícias da TV".
Para evitar contato com o vilão, Santo continua rejeitando a bebida. "Prefiro morrê de sede a passá mais um segundo em sua companhia", rebate o agricultor. "Cuidado com o que deseja. Vai lá que se realize, num é?", questiona Afrânio de maneira irônica.
O marido de Luzia (Lucy Alves) afirma que se fosse pela vontade do rival, ele já estaria morto há muito tempo. Cícero (Marcos Palmeira) observa o embate de longe e sente vontade de pegar a faca de sua cintura e atacar o filho de Belmiro (Chico Diaz). "Minha virgê santa criatura", diz o dono do bar assustado.
O clientes do bar acreditam em um possível confronto entre os dois rivais, mas com a chegada do neto ao Brasil, o marido de Iolanda (Christiane Torloni) manda servir uma rodada "da boa" para o povo e repete para que Chico sirva todos sem miséria: "Esse brinde eu faço questão de pagá. Tô armando uma festança na fazenda, que é pra recebê meu herdêro em grande estilo".
Cícero arma emboscada e atira em Santo
Depois de incendiar a cooperativa de Santo a mando de Afrânio, o capanga vai até a casa do líder dos produtores para tentar matá-lo. Tudo acontece quando o agricultor reassume a presidência da cooperativa e a notícia chega até o Coronel Saruê. O pai de Tereza alicia um dos pequenos produtores para negociar suas frutas com ele e manda Cícero atear fogo na sede do coletivo.
O filho de Doninha (Suely Bispo) se aproveita da ordem de sabotagem para articular sua vingança pessoal. Na noite seguinte, ele fica de tocaia com seus jagunços na fazenda Piatã e quando o marido de Luzia sai na varanda, atira, mas erra e Santo leva apenas um susto.
(Por Rahabe Barros)